Em agosto, os policiais militares já haviam afirmado à justiça que soldados do Exército chegaram a fugir no momento em que o prédio era invadido
Um documento confeccionado pela Polícia Militar do Distrito Federal e apresentado a CPMI dos atos golpistas apontou que o Exército resistiu em conter as manifestações que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. O texto foi encaminhado à Comissão, que investiga os atos golpistas do 8 de janeiro.
Segundo informações da coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles, esse é mais um dos documentos que comprova a ação do Exército de não assumir a responsabilidade pelos atos. O material foi produzido, com informações obtidas pela PM do DF no dia 12 de janeiro.
O comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da PM-DF, Calebe Teixeira, relatou a resistência dos militares do Exército, enquanto os PMs davam ordem de prisão aos invasores. “Ainda que com uma certa resistência por parte de militares do Exército que estavam no interior do edifício [Planalto], foi emanada a ordem para que todos os que ali estavam cessassem com a baderna”, afirmou.
Em agosto, os policiais militares já haviam afirmado à justiça que soldados do Exército chegaram a fugir no momento em que o prédio era invadido. Um servidor de plantão no dia 8 de janeiro também relatou em depoimento que presenciou soldados do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), do Exército, confraternizando com invasores.




