Presidente participou de evento nesta sexta-feira (25), em Luanda, capital angolana. Acordos preveem apoio em áreas como agricultura, saúde e educação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (25), da assinatura de acordos de cooperação com Angola. Foram sete compromissos feitos pelos governos dos dois países, Segundo o presidente, as medidas representam um “retorno do Brasil à África”. Com informações do portal g1.
O evento contou com a participação do presidente angolano, João Lourenço. O petista chegou a Luanda, capital de Angola, nesta manhã. Segundo o governo, é a primeira visita de Estado de Lula a um país africano neste mandato.
Em discurso, o petista disse que “nos últimos anos, o Brasil tratou os países africanos com indiferença”, e que pretende “corrigir esses erros”.
O presidente disse que o Brasil vai auxiliar com a revolução agrícola no país, e que o governo desenvolve um programa com 25 ações para o desenvolvimento da agricultura no Vale do Cunene, região no sul de Angola que foi castigada pela seca nos últimos anos.
“O Vale do Cunene é parecido com o Vale do São Francisco no Brasil, uma região historicamente afetada por secas que se transformou num polo produtor de alimentos”, disse.
Os acordos assinados pelos dois países ainda preveem cooperação em áreas como saúde, educação, turismo, indústria, e ciência e tecnologia.
Lula também disse, em discurso, que Angola pode atuar junto ao Brasil na preservação de florestas tropicais e na busca por iniciativas de desenvolvimento sustentável. “Angola pode se somar ao esforço que começamos na Cúpula da Amazônia, em Belém, no início do mês”, afirmou.
O presidente brasileiro disse ainda que convidou Angola para participar das reuniões do G20 ao longo da presidência brasileira à frente do grupo, que começa em dezembro.
“Reiterei ao presidente João Lourenço que a relação do Brasil com Angola é uma política de Estado, que independe das circunstâncias”, disse.
Veja a lista de acordos de cooperação assinados:
Acordo entre Angola e Brasil sobre o exercício de atividades remuneradas por dependentes de diplomatas e militares que prestam serviços nos países;
Memorando de entendimento entre governos de Angola e Brasil para cooperação no setor do turismo sustentável;
Projeto de cooperação entre os ministérios da Saúde dos países para diagnóstico e tratamento da hanseníase;
Memorando de entendimento sobre cooperação agrícola entre os ministérios da Agricultura brasileiro e angolano;
Projeto de cooperação “Escola de Todos”, para o estabelecimento da terceira fase do programa;
Memorando sobre apoio a micro e pequenas empresas, assinado pelo Sebrae com o instituto angolano correspondente;
Memorando sobre promoção da exportação entre as agências do setor dos dois países.




