...

Portal UMBU

Caso Mãe Bernadete: Governador comenta sobre as buscas por 2° executor

Jerônimo afirmou ainda que, depois da morte da líder quilombola, os pedidos de proteção a quilombolas aumentou no estado

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues declarou nesta segunda-feira (11) que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) continua as buscas pelo segundo executor de Mãe Bernadete e da motivação do crime.

Jerônimo afirmou ainda que, depois da morte da líder quilombola, os pedidos de proteção a quilombolas aumentaram no estado. O governador não especificou os números.

“Nós estamos no encalço daquele outro. Segundo informações foram dois (executores) e a determinação minha ao secretário de Segurança Pública e à delegada-geral é que a gente vai atrás. Não descansaremos enquanto não entregarmos à sociedade brasileira e baiana este outro criminoso”, disse o governador.

Segundo Jerônimo, o governo da Bahia tem discutido com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber e os ministros Flávio Dino e Rui Costa, da Justiça e da Casa Civil sobre formas da polícia baiana auxiliar a Polícia Federal nas investigações do assassinato do filho de Mãe Bernadete. Binho foi morto em 2017 e, até o momento, o crime não foi esclarecido.

“A investigação vai apertar o suficiente para descobrir qual a motivação, se tem, e quem são os mandantes”, afirmou Jerônimo. “Eu estou colocando a inteligência nossa, e as investigações nossas para ajudar a resolver o problema da investigação da morte do jovem Binho. Como está com a responsabilidade federal, nós queremos ajudar”, completou.

O governador informou que após a morte de mãe Bernadete, o governo do estado passou a receber mais pedidos de proteção para outras comunidades quilombolas na Bahia.

O chefe do executivo estadual comentou os casos de violência ocorridos no estado como, a chacina de Mata de São João, que terminou com 10 mortos. Jerônimo declarou ter pedido celeridade nas investigações e lamentou não ter conseguido evitar o crime.

“Foi dentro de casa. Não tem como a gente colocar policial de casa em casa”, disse

Prisões

Na semana passada, três homens foram presos pelo envolvimento na morte da ialorixá Bernadete Pacífico. O anúncio das prisões foi feito durante coletiva de imprensa pelo secretário de segurança pública, Marcelo Werner na segunda-feira (4).

O crime foi cometido na noite de 17 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

POSTS RELACIONADOS