...

Portal UMBU

Seleção brasileira usará uniforme preto em ação contra o racismo

O amistoso será hoje(17), contra Guiné em Barcelona.

A seleção brasileira usará um uniforme todo preto no amistoso contra Guiné, dia 17 de junho, em Barcelona. A medida inédita faz parte da campanha contra o racismo amplificada pela discriminação e ofensas direcionadas a Vini Jr.

Os jogadores usarão o inédito uniforme preto no primeiro tempo (camisa, calção e meiões). No segundo tempo, jogará com o uniforme tradicional (mas ainda há informações desencontradas se será o de número 1, amarelo, ou 2, azul ). A ação da CBF conta com o aval da Fifa. Inclusive, o presidente da entidade, Gianni Infantino, estará presente na partida.

Desde que Vinicius Jr sofreu racismo na Espanha, em jogo contra o Valência, a CBF vem estudando estratégias e posicionamentos no combate à prática. Uma delas, é aproveitar os dois amistosos da Fifa de junho, contra Guiné e Senegal (este no dia 20, em Portugal) para uma campanha antirracismo. Vini foi convocado para os jogos, será protagonista nesta campanha.

Caso Vinícius Junior:

Na partida entre Valencia e Real Madrid no dia 21 de maio, torcedores adversários chamavam Vini Jr de macaco desde a chegada do ônibus no estádio. Durante o jogo, os insultos seguiram. No segundo tempo, o brasileiro apontou dois torcedores que estavam imitando sons do animal e cometendo racismo contra ele.

O jogo ficou paralisado por alguns minutos, e foi retomado. Nos minutos finais, uma confusão entre jogadores das duas equipes gerou expulsão de Vini após interferência do VAR – o cartão vermelho foi anulado posteriormente.

Após a partida, o brasileiro reagiu nas redes sociais e disse: “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.”

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

POSTS RELACIONADOS