
Em homenagem ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, a Associação Cultural Quero Ver o Momo realizará o seminário “Envelhecimento: Desafios e Bem-Estar da Terceira Idade” na próxima terça-feira (8), às 14h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, localizado no Pelourinho. O evento é gratuito e contará com certificação para os participantes.
A programação abordará temas relevantes, como etarismo, violência patrimonial e a importância do lazer na vida da pessoa idosa, promovendo, ainda, apresentações culturais. Entre os palestrantes estarão nomes renomados como Mazé Lúcio, graduada em Tecnologia da Gerontologia e diretora do Grupo Vivavós; Elielma Lobo, assistente social da DEATI – Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso; e Wagner Greenhalgh, especialista em gerontologia.
Os participantes também poderão desfrutar de apresentações culturais do Grupo Vivavós e do Samba de Roda Vida e Tradição, coordenado por Glofeuda Nascimento dos Santos, musicista e professora de dança. Além disso, haverá uma roda de conversa sobre os benefícios do lazer para a terceira idade, com a participação de Maria Isabel Carvalho, ativista dos direitos da pessoa idosa, e Joaquim Assis, artista múltiplo e presidente da Associação Cultural Eterna Juventude.
Este seminário representa uma importante oportunidade para refletir sobre o envelhecimento, fortalecer a valorização do protagonismo da pessoa idosa na cultura e na sociedade, promovendo a troca de experiências e conhecimentos entre os presentes.
PROGRAMAÇÃO
14h – Credenciamento
14h15 – Abertura do Evento com Cris Santana, presidenta do Quero Ver o Momo;
14h35 – Palestra “Etarismo: você sabe o que é?”, com Mazé Lúcio;
15h10 – Palestra “Violência patrimonial contra pessoas idosas”, com Elielma Lobo;
15h40– Apresentação cultural com o Grupo Vivavós;
15h50– Intervalo;
16h – Apresentação cultural com o grupo Samba de Roda Vida e Tradição;
16h10 – Roda de conversa “Benefícios do lazer para idosos” com Maria Isabel Carvalho, Glofeuda Nascimento dos Santos e Joaquim Assis;
16h40 – Palestra “Ressignificando o projeto de vida”, com Wagner Greenhalgh;
17h30 – Palestra “Protagonismo de idosos em produções culturais”, com Mazé Lúcio