Artista, que esteve na inauguração do Vila em 1964, se apresenta nesta segunda-feira (31), às 19h.
Em celebração aos 59 anos do Teatro Vila Velha (TVV), o espaço, com apoio da Prefeitura de Salvador, apresenta o show do artista baiano Tom Zé, nesta segunda-feira (91), a partir das 19h.
O espetáculo marca o início da parceria firmada pela Prefeitura de Salvador com o TVV, que irá realizar uma revitalização da estrutura do Teatro e do Passeio Público.
Os ingressos para o show são gratuitos e estão disponíveis no Sympla desde sábado (29). Parte dos ingressos serão reservados para as comunidades da Gamboa e do Alagados, parceiras do Teatro, e para participantes do programa “Amigos do Vila”.
No repertório do show, Tom Zé tocará músicas que marcaram a história do Vila, como “Teatro”, composta e gravada por ele para o espetáculo “Um Tal de Dom Quixote”, criado especialmente para a reinauguração do Teatro Vila Velha que aconteceu em 1998.
O TEATRO:
Em 1961, um terreno no Campo Grande foi cedido pelo governador Juracy Magalhães ao grupo Teatro dos Novos. Três anos depois, o espaço se transformou no Teatro Vila Velha, um local extremamente importante para o meio artístico baiano.
Inaugurado durante a Ditadura Militar do Brasil, o espaço resistiu ao governo, acolheu artistas e estudantes perseguidos e abrigou encontros do movimento estudantil.
Caracterizado por Gilberto Gil como “pia batismal dos artistas baianos”, o teatro foi o primeiro palco dos atores Othon Bastos, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Virgínia Rodrigues. O Vila também recebeu os Novos Baianos e uma série de outros artistas.
Foi também no Teatro Vila Velha que foram julgadas e aprovadas as anistias políticas do cineasta Glauber Rocha e do guerrilheiro Carlos Marighella.




