Evento integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro e tem como tema central o conceito de “Transatlanticidade”
A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador dará apoio institucional para o Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb), que acontecerá pela primeira vez na capital baiana. A notícia foi dada pelo titular da pasta, Pedro Tourinho, no segundo dia da iniciativa Salcine Conecta, que aconteceu nesta quarta-feira (13).
O evento, que integra a programação do Novembro Salvador Capital Afro e será realizado entre os dias 21 e 26 de novembro, terá como tema central o conceito de “Transatlanticidade”, concebido pela historiadora Maria Beatriz Nascimento, e abordará a questão das diásporas afro-atlânticas – destacando África, Américas e Caribe – por meio da distribuição e exibição audiovisual.
Conforme informações da Agência Salvador, mesas de discussão e mostras audiovisuais abertas ao público serão espalhadas pela cidade nos espaços Boca de Brasa do Subúrbio e de Cajazeiras, Cine Glauber Rocha, Cinema do MAM e o CineSercla de Cajazeiras.
“Trazer o Fianb para Salvador, após quatro edições em São Paulo, é muito representativo e marca o início da nossa parceria com a APAN, organizadora do festival, que vai perdurar por muito tempo. Termos em Salvador, no mês de novembro, um evento que tem um escopo conceitual tão importante, que fala sobre conexão e ancestralidade, é exatamente o que pensamos para a capital afro que Salvador é”, afirmou o secretário Pedro Tourinho.
Com presença de pesquisadores de todo o Brasil, as discussões propostas para o evento abordarão as obras de Maria Beatriz do Nascimento, a história e desenvolvimento do Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (FESPACO), maior festival de cinema da África. Já as exibições de filmes nacionais e internacionais, incluem sessões especiais para crianças, programadas pela mostra Kilombinho.
Keity Souza, diretora administrativa da APAN e coordenadora do festival, considera que a realização do festival em Salvador, no mês de novembro, é extremamente simbólico para a população da cidade.
“Salvador é a capital mais negra do país, com mais de 80% da sua população negra, e trazer o Fianb pra cá, onde temos crescido tanto na produção audiovisual é um desejo que estamos conversando desde o início do ano. Especialmente realizando em novembro e com a temática da Transatlanticidade, um tema que toca muito na nossa população”, afirmou.
O festival promoverá uma extensão do Encontro Nacional de Eventos de Audiovisual Negro, em parceria com o evento Políticas do Olhar, realizado pelo Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE). Este ano, em sua 4ª edição, o Fianb também acontecerá em São Paulo (SP) e em Belém (PA), fortalecendo a conexão entre as regiões brasileiras, como defendido pelos ideais de Maria Beatriz Nascimento que inspiram o Festival e suas pontuações sobre o audiovisual brasileiro.
O Novembro Salvador Capital Afro é um calendário inédito com uma programação para o mês em que se comemora a Consciência Negra. Com festivais de música, empreendedorismo, exposições de arte, desfiles de blocos Afro e afoxés e eventos de moda, o Novembro SCA acontecerá durante todo o mês e é pautado na exaltação da ancestralidade negra da capital baiana, tendo o afroturismo como base.




