...

Portal UMBU

Prêmio celebra os melhores do São João da Bahia com emoção, homenagens e forró no Teatro 2 de Julho

Del Feliz venceu a categoria Melhor Repertório | Foto: Erickson Araujo

Em uma noite marcada por emoção, homenagens e muito forró, o Teatro 2 de Julho, localizado na Federação, em Salvador, foi palco da sexta edição do prêmio “Melhores do São João da Bahia 2025”, promovido pelo Portal São João na Bahia. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (31), reuniu artistas, gestores públicos, representantes de quadrilhas e entusiastas da cultura popular para celebrar os talentos e iniciativas que fizeram um espetáculo durante o São João da Bahia.

A premiação “Melhores do São João da Bahia 2025” tem direção artística de Pitti Canela e produção executiva assinada pela Umbu Comunicação & Cultura. O evento contou com apresentações musicais da banda U Tal do Xote e participações de Aline Ataíde e Zeu Azevedo.

Na avaliação de Camilla França, CEO da Umbu Comunicação & Cultura e produtora geral do prêmio, realizar o evento foi mais do que uma tarefa de produção: foi um compromisso com os valores culturais da Bahia. “A Umbu, por si só, já é um projeto de comunicação que está amarrado com os pilares culturais da Bahia, como o São João”, afirmou.

Para ela, levar essa proposta ao palco e celebrar a contribuição de diferentes cidades, agentes culturais e expressões artísticas foi um processo gratificante. “Destacar a importância que eles têm pra cultura local e potencializar alguns nomes é mais gratificante ainda, porque estamos reconhecendo o trabalho de muitas pessoas da vida toda e divulgando isso”, completou.

Camilla destacou, ainda, o desejo de continuidade da premiação, reforçando que o São João baiano é um patrimônio em constante crescimento: “A ideia é que a gente consiga fazer isso por muitos anos porque, assim como a cultura da Bahia, o São João só cresce”.

Tributos

A cerimônia teve início com uma homenagem póstuma ao cantor e compositor Carlos Pitta, ícone da música nordestina, com direito a exibição de imagens e execução da canção “Cometa Mambembe”. Ao longo da noite, outros nomes também foram celebrados: o poeta cearense Luiz Fidélis, o sanfoneiro radicado em Londres Zéu Azevedo, o veterano Virgílio, com seus 40 anos de carreira, e a deputada Lídice da Mata, por sua trajetória em defesa da cultura.

Homenagem a Carlos Pitta marcou evento | Foto: Erickson Araujo

Houve destaque também para a Federação Baiana de Quadrilhas (FEBAQ), representada por Zezé da FEBAQ, homenageada pelo trabalho de fortalecimento das manifestações juninas no estado. E, como símbolo de resistência e valorização do forró em sua grade de atrações, Senhor do Bonfim foi homenageada como Cidade Tradição do São João 2025.

Quadrilhas juninas se fizeram presentes na premiação | Foto: Erickson Araujo
Premiações celebram artistas e cidades

Com categorias divididas entre júri técnico e voto popular, o prêmio reconheceu artistas e municípios que se destacaram nos festejos juninos de 2025. Entre os nomes consagrados da noite, foram anunciados os vencedores das seguintes categorias:

Categorias Artísticas (Júri Técnico)

  • Melhor Show: Chambinho do Acordeon
  • Artista Revelação: Allane Lopes
  • Melhor Música: “Nós Dois” (composição de Léo Estakazero e Saulo Fernandes)
  • Artista – Samba Junino: Samba Tororó
  • Melhor Repertório: Del Feliz

Categorias Artísticas (Voto Popular)

  • Melhor Cantor: Mamá de Souza (Filomena Bagaceira)
  • Melhor Cantora: Kátia Cilene
  • Melhor Banda: A Patroa
  • Artista Revelação: Cícero Dantas

Categorias de Cidades (Júri Técnico)

  • Melhor Destino Junino: Santo Antônio de Jesus
  • Melhor Decoração: Amargosa
  • Melhor Estrutura: Berimbau
  • Melhor Programação: Mata de São João
  • Melhor Organização: Camaçari
  • Cidade Revelação: Quijingue

As premiações foram intercaladas com apresentações musicais de U Tal do Xote, que também atuou como banda base da noite, além de participações especiais que embalaram o público com clássicos do forró, como “Olha pro Céu”, “Esperando na Janela”, “Tome-lhe Beijo” e “Festa do Interior”.

Vencedor do troféu de Melhor Show na categoria artística do júri técnico, o cantor e sanfoneiro Chambinho do Acordeon celebrou a conquista com entusiasmo e fez questão de reconhecer a importância do evento. “Gostaria de parabenizar o portal São João na Bahia por esse evento maravilhoso e, principalmente, por proporcionar para os forrozeiros a divulgação dos artistas que, de uma certa forma, trazem a música de Luiz Gonzaga, de Trio Nordestino, de Dominguinhos, de Sivuca”, afirmou.

Chambinho do Acordeon recebeu prêmio de Melhor Show | Foto: Erickson Araujo

Para ele, além do reconhecimento, a premiação também serve como ponto de reencontro entre colegas de profissão que, na correria do cotidiano, muitas vezes não se cruzam. Chambinho destacou ainda o papel do repertório em sua performance. “Hoje, o repertório de Chambinho do Acordeon tem Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, mas eu também faço Falamansa, algumas músicas autorais, algumas versões, tipo Belchior e Alceu Valença que eu trago pro xote”. Visivelmente feliz, ele definiu a conquista como um reconhecimento ao esforço de manter viva a essência e, ao mesmo tempo, renovar o forró.

Um dos compositores da música, “Nós Dois”, vencedora na categoria Melhor Música do prêmio Melhores do São João 2025, o cantor Léo Estakazero definiu o reconhecimento como um momento de recompensa por todo o esforço envolvido na criação artística. “É um sentimento de dever cumprido, um sentimento de gratidão, de retorno por tanto sacrifício, tanto trabalho, tanta dedicação que a gente tem”, afirmou.

Léo Estakazero foi vencedor na categoria Melhor Música, como compositor | Foto: Erickson Araujo

Segundo ele, o que o público vê no palco é apenas a ponta de um processo longo e cuidadoso. “Nosso trabalho não se resume ao palco, não é só aquele momento. A gente trabalha, pesquisa, escolhe música, produz, ensaia”. Para Léo, o prêmio consagra um trabalho feito com zelo em cada etapa. “Esse trabalho foi feito com muita dedicação e acho que a gente mereceu. Estou feliz com esse reconhecimento”.

Portal São João na Bahia

Outro destaque da noite foi o reconhecimento do portal São João na Bahia por sua atuação constante na valorização das festas juninas ao longo de todo o ano. “Mais do que um site, ele é um baú de tesouros juninos”, destacaram os apresentadores, antes de chamarem ao palco os idealizadores do projeto: Gabriel Carvalho, Daniel Meira e Gabriel Freire, responsáveis por transformar o São João em conteúdo, engajamento e celebração contínua da cultura nordestina.

Equipe do Portal São João na Bahia comemorou alcance da iniciativa | Foto: Erickson Araujo

O Portal São João na Bahia têm mais de 400 mil seguidores no Instagram e no Facebook, a plataforma multimídia faz a maior cobertura do São João da Bahia, com presença nos festejos de Salvador (Pelourinho, Parque de Exposições e Paripe) e 20 cidades do interior. Este ano, foram registradas 18 milhões de visualizações somente no Instagram. Entre os meses de maio e junho, o site registrou mais de 900 mil visualizações.

Fundador do Portal São João na Bahia, Daniel Meira destacou a longevidade e o propósito do projeto, que neste ano completa 11 anos de existência e já caminha para o 12º ciclo de atividades. Segundo ele, o portal nasceu do amor pelo forró e pela cultura junina. “A gente é amante do forró, a gente é amante da cultura junina”, afirmou.

Daniel explicou que a criação da premiação tem como objetivo reafirmar que o São João não deve ser lembrado apenas nos meses de maio, junho e julho, mas valorizado ao longo de todo o ano. “A ideia de uma premiação como essa é mostrar que o forró e a cultura do São João não podem ser celebrados só em época de festa. É para fomentar e celebrar o ano inteiro”, reforçou.

Entrega do prêmio de Melhor Destino Junino | Foto: Erickson Araujo

Para Gabriel Freire, diretor comercial do Portal São João na Bahia, a premiação representa o ponto alto de um processo contínuo de valorização da cultura nordestina que se estende ao longo de todo o ano. “É um momento de culminância de todo esse processo que já vem de outros meses, foi intensificado no São João e agora ganha uma outra dimensão”, explicou.

Gabriel ressaltou ainda o papel essencial dos parceiros institucionais. “A gente tem um apoio muito forte do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo, do IRDEB, da rádio Educadora e de vários produtores que tornam esse evento possível”. Com a transmissão ao vivo pela internet, ele acredita que o prêmio se consolida como uma vitrine nacional da cultura junina: “Estamos começando a fazer um Oscar do São João baiano”.

Para Gabriel Carvalho, editor-chefe do Portal São João na Bahia, o prêmio reconhece não apenas artistas e gestores, mas todos aqueles que contribuíram efetivamente para manter viva a essência da festa mais popular do estado. “Estão aqui aqueles que tiveram grande desempenho no São João, que é uma festa que hoje atinge mais de 300 municípios da Bahia”, destacou.

Público assistiu celebração da cultura junina | Foto: Erickson Araujo

Ele ressaltou o impacto econômico do evento, que movimenta mais de R$ 2 bilhões e impulsiona a cultura, o turismo e diversos setores produtivos. Segundo Gabriel, os homenageados da noite são aqueles que “cumpriram com o seu dever de manter as tradições juninas, de fazer festas com atrações de forró e de fomentar essa cultura”.

Para ele, o São João ocupa um lugar singular no coração dos baianos. “O Carnaval tem um grande apelo, mas o São João é a festa mais amada porque descentraliza a economia para todo o Estado”, afirmou. “O São João faz com que as pessoas fiquem muito felizes nesse período”, concluiu.

A noite foi finalizada com a banda executando “Frevo Mulher” e imagens em preto e branco, captadas por Clara Pessoa, exibindo a alegria dos premiados, convidados e organizadores.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo