O documento só é confeccionado com agendamento prévio
Quem precisar emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) poderá procurar qualquer posto SAC da Bahia a partir desta segunda-feira (11). O documento só é confeccionado com agendamento prévio.
Para realizar o agendamento, é necessário escolher uma agência e horário através do aplicativo ou site do órgão, ou pelo call center, pelos telefones (71) 4020-5353, se for ligação feita por um celular, ou 0800 071 5353, caso a ligação seja feita de um telefone fixo.
A CIN chegou na Bahia há quatro meses. O serviço já se encontra disponíveis em postos SAC de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. A Bahia conta com 90 unidades do SAC em operação, incluindo as três carretas do SAC Móvel.
O documento, que terá primeira via gratuita, terá um número único. Ou seja, o número do RG sai de cena e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) passa a ser o único número de identificação.
Para emitir o documento é necessário apresentar apenas a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso estes documentos estejam plastificados, será necessário levar uma cópia.
A CIN permite ainda incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, para evitar que o cidadão precisa portar muitos documentos.
Além disso, é permitido sinalizar se a pessoa tem alguma deficiência, transtorno, qual o tipo sanguíneo e se quer doar órgãos ao falecer. Também é possível incluir o nome social a pedido do próprio cidadão. Caso tenha ocorrido mudança de nome em cartório, é preciso apresentar a nova certidão de nascimento.
Com informações do jornal Correio