...

Portal UMBU

Morre a jornalista Wanda Chase

Wanda Chase morreu na madrugada desta quinta-feira (3), após passar por uma cirurgia de aneurisma

Faleceu, na madrugada desta quinta-feira (3), a jornalista Wanda Chase, após cirurgia de aneurisma da aorta no hospital Teresa de Lisieux, em Salvador. A comunicadora tinha 74 anos.

Nascida em Manaus, no Amazonas, Wanda marcou a comunicação da Bahia e se tornou referência no jornalismo com passagens pelo Jornal A Crítica, Rede Manchete, Tv Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e construiu uma carreira sólida em que atuou como repórter, editora, colunista e apresentadora. Chase passou 27 anos na TV Bahia e esteve presente em outras emissoras como TV Aratu e TVE.

Além de sua trajetória jornalística, Wanda foi uma forte ativista do movimento negro e uma forte relação com os blocos afro, sendo uma das primeiras jornalistas negras a ganhar destaque na televisão na Bahia. Pioneira, ela lutou por mais visibilidade e inclusão para negritude em ambientes midiáticos.

Por meio das redes sociais, a família de Wanda Chase divulgou o falecimento e lamentou a perda.

“A família Chase, lamenta com pesar, informar o falecimento da irmã, tia e tia avó Wanda Chase. Jornalista, uma mulher pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia”, inicia o texto publicado no Instagram.

A morte da jornalista foi lamentada por amigos e figuras públicas, como os jornalistas Osmar Marrom Martins e Carollini Assis. O governador Jerônimo Rodrigues expressou a tristeza em publicação no X, antigo Twitter.

“Soube, com muita tristeza, da partida de Wanda Chase. Jornalista brilhante, militante das causas do povo preto, Wanda marcou a comunicação baiana e se tornou referência para muita gente. Presença forte nas telas e fora delas, ajudou a contar a história da Bahia com verdade e coragem. Mesmo sem ainda ter recebido o título de cidadã baiana, a nossa terra já havia acolhido Wanda há muito tempo”, escreveu o governador.

Também se manifestaram a banda Olodum, da qual Wanda foi assessora de imprensa, e a ministra da cultura Margareth Menezes. “Lembro-me das vezes em que nos encontramos, ela sempre com um sorriso, alegria contagiante e muita competência no que fazia. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na luta por igualdade racial e justiça social”, disse Margareth.

Pelo Instagram, Antônio Carlos Vovô, presidente fundador do bloco afro Ilê Aiyê, expressou seu pesar em uma publicação. “Grande baixa nos quadros do movimento negro. Mais que uma amiga, perco uma irmã, que através do seu trabalho fez ecoar a voz do povo negro em um ambiente hostil, que é o meio da comunicação televisiva. Seu legado permanece vivo e aqui continuaremos combatendo o racismo”.

Ao Portal Umbu, Vadinho França, presidente do bloco de samba Alvorada, recordou a importância do trabalho de Wanda Chase para a divulgação cultural e no fortalecimento da presença preta no jornalismo. “Ela foi significativa, especialmente para época, uma cara preta fazendo jornalismo, entrevistando. Uma referência para nossa luta, ela teve essa essa essa oportunidade de fazer e nos deu essa oportunidade também de apresentar”, contou relembrando a presença da comunicadora na cobertura de apresentações de Roberto Mendes, Dona Edith do Prato e velha guarda da Mangueira com o Alvorada para o programa Rede Bahia Revista.

Conforme informações apuradas pela TV Bahia com amigos e familiares, a jornalista estava recebendo atendimento médico há cerca de um mês. Os problemas de saúde começaram após ela pegar uma virose no Carnaval.

A jornalista começou a receber tratamento por uma equipe de pneumologistas, quando foi diagnosticado com uma infecção urinária e, em seguida, uma infecção intestinal. Ainda conforme a TV Bahia, ela passou o mês março lidando com as complicações em seu estado de saúde.

Ela deu entrada no centro cirúrgico por volta das 17h de quarta-feira (2) e, após seis horas de cirurgia, médicos comunicaram que Wanda não estava evoluindo bem. Familiares da jornalista esclareceram que o enterro deve acontecer no Cemitério Campo Santo. A cerimônia deve acontecer no próximo sábado (12).

Com informações de iBahia e jornal Correio

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo