...

Portal UMBU

Governo federal deve investir R$ 1 bilhão para repatriar cientistas

Falta de reconhecimento financeiro e social estão entre os motivos pelos quais os cientistas escolheram residir em outros países

Segundo estimativa inicial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação cerca de 35 mil pesquisadores brasileiras deixaram o país para trabalhar e viver no exterior com títulos de mestrado e doutorado.

A falta de reconhecimento financeiro e social estão entre os motivos pelos quais os cientistas escolheram residir em outros países.

Para tentar reverter esse quadro, o governo Lula (PT) pretende investir 1 bilhão de reais em um novo programa para que os pesquisadores voltem a morar no Brasil, a fim de que o avanço científico e tecnológico cresça no território.

“Não adianta ter ciência sendo feita só em instituições de pesquisa, pois assim o país não avança. Precisamos de doutores em empresas que promovam a inovação e o desenvolvimento tecnológico com base no conhecimento científico moderno”, declarou o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, à Folha de S. Paulo na última sexta-feira, 12.

Foto: Ricardo Stuckert

“Nós lançamos uma proposta ao FNDCT e gostaríamos de atraí-los de volta ou, para aqueles que não vierem, que tenham um canal de colaboração com o Brasil”, explicou Galvão.

Batizado de Programa Conhecimento Brasil, o projeto oferecerá bolsas especiais com um valor mensal de 13 mil reais a pelo menos mil cientistas. A quantia é comparável ao salário de um professor adjunto em universidades federais.

O programa também prevê um fundo de até 400 mil reais para a instalação de laboratórios. Ainda não há data definida para o lançamento das chamadas.

Fonte: Carta Capital

Foto: Freepik

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

POSTS RELACIONADOS