Carta assinada pelo grupo foi divulgada nesta quinta-feira (31)
Governadores e governadoras do Consórcio Nordeste se reuniram, nesta quinta-feira (31), em Brasília, antes da reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para debater o tema da segurança pública e alinhar pontos estratégicos para os estados e a região.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente no encontro que resultou em uma carta assinada pelos nove chefes dos Executivos estaduais nordestinos em apoio à proposta de criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), firmando o compromisso de enviar nos próximos dias ao governo federal propostas para articulação e efetivação de um Pacto Nacional pela Segurança Pública.
“Esse encontro reforça o compromisso do governo federal em buscar soluções integradas para a segurança pública, um tema que exige urgência e coordenação diante dos complexos desafios que enfrentamos, incluindo o avanço do crime organizado e das facções”, diz trecho na nota oficial divulgada pelo grupo.
O documento foi assinado por Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte; Paulo Dantas, de Alagoas; Elmano de Freitas, do Ceará; Carlos Brandão, do Maranhão; Rafael Fonteles; do Piauí; Raquel de Lyra, de Pernambuco; João Azevedo, da Paraíba, Fábio Mitidieri, de Sergipe e Jerônimo Rodrigues.
Leia a nota oficial na íntegra a seguir:
A reunião convocada pelo Presidente da República com os governadores e governadoras para debater o tema da segurança pública nacionalmente com a apresentação de uma proposta para o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), iniciativa extremamente oportuna e necessária.
Esse encontro reforça o compromisso do governo federal em buscar soluções integradas para a segurança pública, um tema que exige urgência e coordenação diante dos complexos desafios que enfrentamos, incluindo o avanço do crime organizado e das facções.
No Consórcio Nordeste, vimos tratando dessa pauta por meio da Câmara Temática de Segurança, evidenciando nossa dedicação a um enfrentamento estruturado.
Integrar o SUSP à Constituição e promover uma atuação conjunta entre forças de segurança estaduais, regionais e federais são passos essenciais para uma resposta eficaz. Junto a isso, é urgente a melhoria do financiamento das políticas de segurança pública, reforçando o investimento em tecnologias, equipamentos e qualificação e o compartilhamento de estratégias de inteligência policial.
O momento é de união em prol dos interesses da sociedade. Esperamos que essa reunião seja um marco para fortalecer a sinergia, o respeito à autonomia dos estados e a cooperação entre os entes federados, rumo a uma segurança pública robusta e eficiente para todos.
A partir desse debate liderado pelo presidente Lula, assumimos o compromisso de enviar nos próximos dias ao governo federal propostas para articulação e efetivação de um Pacto Nacional pela Segurança Pública