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Apagão cibernético global afeta aplicativos bancários e voos nesta sexta-feira (19)

Febraban sinalizou que maioria dos bancos brasileiros já normalizou operações

Foto: Renato Bezerra/SVM

Companhias aéreas, bancos, empresas de telecomunicações, computadores e bolsa de valores foram afetados por um apagão cibernético global nas primeiras horas desta sexta-feira (19). A causa foi uma falha no sistema de segurança da empresa global de segurança cibernética CrowdStrike.

Segundo informações da Reuters, o problema técnico acontece principalmente por causa da ferramenta de segurança da companhia chamada Falcon, usada para detectar e monitorar possíveis invasões. O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou não se tratar de um “incidente de segurança ou ataque cibernético” e explicou que os clientes foram afetados por um defeito em uma atualização de conteúdo.

Segundo a empresa, a pane já foi corrigida, mas ainda há relatos de impacto em 365 aplicativos da companhia. Em publicação no X, antigo Twitter, Kurtz declarou que sistemas Mac e Linux não foram afetados e orientou que organizações mantenham contato com os representantes da CrowdStrike.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike”, disse o CEO da companhia. O apagão cibernético global afetou serviços da Microsoft 365, o que levou a paralisação de organizações que utilizam produtos do sistema, como o Windows.

Segundo o Portal PanRotas, no mundo, dos mais de 110 mil voos comerciais previstos para esta sexta-feira, 1390 foram cancelados. Com isso, apesar de não haver grandes transtornos no transporte aéreo brasileiro, há possibilidade de que a programação de voos nacionais possa ser alterada, como é o caso da empresa Azul, cujos passageiros relatam contratempos com operação em Congonhas (SP), onde há casos de check-in sendo feito manualmente, Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), onde há apontamentos de atraso. Até o momento, Latam e Gol não registraram problemas.

Nos Estados Unidos, o órgão de controle aéreo informou a suspensão de voos de 4 empresas. Índia, Holanda e Alemanha também precisaram interromper voos durante a manhã, assim como a Suíça, que parou as atividades no aeroporto de Zurique. No Reino Unido, além dos aeroportos, ferrovias e emissoras de televisão também tiveram problemas. Serviços hospitalares foram afetados na Alemanha, na Grã-Bretanha, na Inglaterra e em Israel, que ainda registrou problemas no correio.

No Brasil, além do serviço aéreo, alguns bancos também apresentaram falhas nos aplicativos durante a manhã desta sexta-feira (19). Segundo o site InfoMoney, Bradesco, Next, Banco Pan e Neon não apresentaram funcionamento normal e elevaram o índice de notificações de problemas de acesso, conforme a plataforma Downdetector.

Em comunicado, o Bradesco informou que suas plataformas digitais foram afetadas pelo apagão cibernético global e por isso não estavam disponíveis para os clientes do banco, sinalizando que suas equipes “estão atuando para regularização o mais breve possível”.

Já o Banco Central, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que todos os seus sistemas estão “funcionando normalmente”. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se pronunciou: “A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”.

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