Procedimentos são de média e baixa complexidade e pacientes serão regulados da rede municipal de saúde
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-Ufba) inaugurou, nesta terça-feira (13), a sua primeira unidade do Hospital Dia. O local, que conta com uma ala de procedimentos de média e baixa complexidade, vai oferecer cerca de 600 cirurgias e 800 exames para pacientes regulados pelas unidades de saúde da rede municipal de atendimento em Salvador.
A unidade conta com cinco salas para procedimentos cirúrgicos de especialidades como ginecologia, ortopedia, vascular e plástica. Já entre os exames disponíveis estão endoscopia, colonoscopia, phmetria, broncospia, ecocardiograma transeofágico, histeroscopia e manometria.
O Hospital Dia também reúne diversos serviços que funcionavam em espaços separados e agora estão organizados para oferecer um atendimento diferenciado para a população.
Atualmente, o Hupes é campo de prática para cerca de 1.300 estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Além disso, há mais de 300 residentes de medicina e aproximadamente 80 residentes multiprofissionais.
Com o Hospital Dia, o Hupes-Ufba vai prestar assistência intermediária (entre a internação e o atendimento ambulatorial) para procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos.
O serviço do polo de infusão de medicação vai ser otimizado e o número de atendimentos será ampliado. Atualmente são realizadas infusões relacionadas à alergia/imunologia, dermatologia, infectologia e reumatologia e o novo serviço vai oferecer ainda assistência de quimioterapia para pacientes com tumores sólidos.
Para ter acesso aos serviços do hospital, o cidadão deve procurar atendimento inicial na Prefeitura Bairro ou Posto de Saúde mais próximo de sua residência e passar por consulta ambulatorial. Nessas unidades ele receberá o encaminhamento para o Hupes-Ufba com solicitação de consulta especializada ou do procedimento necessário.




Ótima notícia, vai ser muito útil pra tantas pessoas que estão sofrendo em busca de consultas e exames