...

Portal UMBU

Encontros Negros, Banjo Novo, Oxe É Jazz e Baía Profunda movimentam o fim de semana em Salvador; Confira a agenda cultural

Salvador celebra o mês da Consciência Negra com uma programação intensa que ocupa teatros, praças e espaços culturais da cidade. Entre os destaques, o Encontros Negros 2025 reafirma a capital baiana como epicentro do pensamento e da cultura afro-brasileira, enquanto o Banjo Novo comemora dois anos como um dos movimentos mais potentes de celebração da ancestralidade preta. A agenda ainda inclui o retorno do festival Oxe É Jazz, o espetáculo Baía Profunda com Mateus Aleluia, a Jam no MAM dedicada ao samba-jazz, a 1ª Feira Literária de Autoras Baianas, além de cinema ao ar livre e muito mais. Confira a agenda cultural:

ENCONTROS

Encontros Negros 2025

Foto: Marcella Figueiredo

O Encontros Negros 2025 – Salvador chega à sua 4ª edição reafirmando o compromisso de consolidar a capital baiana, a cidade mais preta fora da África, como palco nacional do pensamento negro brasileiro. Chegando ao segundo e último dia nesta sexta-feira (7), no Teatro 2 de Julho, o evento gratuito reúne artistas, pesquisadores, comunicadores e lideranças negras de diferentes áreas para dois dias de debates, trocas e celebração da intelectualidade e da cultura negra contemporânea.

Programação:

07 de novembro (sexta-feira)

14h – Mesa 3: Além das Quatro Linhas – Racismo no Esporte em Campo Aberto
Convidados: Tiago Reis e Marcos Valentim
Mediação: Marina Aragão

16h – Mesa 4: Os negros, a mídia, o consumo e a riqueza no Brasil
Convidado: Michel Alcoforado
Mediação: Cleidiana Ramos

Serviço:

Encontros Negros 2025
Onde:Teatro 2 de Julho – Salvador
Quando: 06 e 07 de novembro de 2025
Entrada gratuita – ingressos pelo Sympla

1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas (FLAB)

Clarissa Macedo, Yacunã Tuxá e Nina Maria | Fotos: Arquivo/Divulgação

A literatura escrita por mulheres ganha destaque em Salvador com a realização da 1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas (FLAB). O evento gratuito acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, no Goethe-Institut Salvador (ICBA), e reunirá escritoras, editoras, leitoras e artistas em uma programação diversa dedicada à produção literária feminina no estado.

Um dos destaques da feira é o Café Literário, marcado para a tarde de domingo (9), que promove rodadas de negócios entre autoras iniciantes e casas editoriais. Entre as editoras confirmadas estão Arpillera, Segundo Selo, Caramurê, P55, Natesha, Solisluna, Cartonera das Iaiá e Paralelo 13S.

>> Confira a programação

Serviço

1ª Feira Literária de Autoras Baianas – Marcas Contemporâneas (FLAB)
De 7 a 9 de novembro de 2025
Goethe-Institut Salvador (ICBA), Corredor da Vitória
Gratuito
Instagram: @feiradeautorasbaianas
Classificação indicativa: livre

Festival Nosso Futuro

MUNCAB sedia atividades especiais durante o ‘Festival Nosso Futuro’ até este sábado (8) | Foto: Cristian Carvalho

Até 8 de novembro de 2025, Salvador sedia o festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África, um evento coletivo e vibrante que transforma a cidade e a Bahia em palco de grandes encontros entre a África, o Brasil e a França. Aberto pelo presidente Emmanuel Macron na véspera da COP 30, o festival apresenta uma ampla e diversa programação, tendo como destaque o Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África – Nossos Lugares em Partilha, que reunirá 300 jovens e personalidades da África, Europa e Brasil para discutir temas como cidades inclusivas e sustentáveis, justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes. Além do Fórum, o evento contará com exposições, shows, performances, palestras, oficinas, mostras de cinema, encontros de cidadãos e experiências gastronômicas espalhadas por toda a cidade, em uma programação construída em parceria com o Governo Federal, o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador, a Aliança Francesa e o Institut français, criando espaços para pensar, sonhar e celebrar futuros possíveis e compartilhados.

>> Confira atrações e atividades no site clicando aqui

MÚSICA

Banjo Novo

Foto: @WorkVisuals @ihr.pics – Banjo Casa Pia

No mês em que se celebra o Novembro Negro, o Banjo Novo completa dois anos de existência e se prepara para mais uma edição especial. Nesta sexta, dia 7, a partir das 19h, a Casa Pia de São Joaquim recebe a 32ª edição do projeto, que desde 2022 se firmou como um dos mais potentes e aguardados movimentos culturais de Salvador: um espaço de encontro, pertencimento e celebração da ancestralidade preta. E, como manda a tradição: na sexta, vestimos branco e o samba só termina quando a vela se apaga!

Serviço:

Banjo Novo – 2 anos
Local: Casa Pia de São Joaquim | Av. Jequitaia, 375 – Calçada; 
Horário: a partir das 19h; 
Ingressos: vendas esgotadas

Oxe, É Jazz

Foto: Divulgação

Depois de uma espera ansiosa, o mês de novembro recebe de volta o festival Oxe É Jazz, trazendo para o público uma programação imperdível que vai do blues ao jazz, em homenagem ao novembro negro, mês dedicado à conscientização sobre a importância da cultura negra. O Oxe É Jazz já tem data e atrações confirmadas. O evento volta ao Parque Costa Azul nos dias 7 e 8 de novembro, reunindo grandes talentos da cena local, proporcionando shows gratuitos e um ambiente acolhedor que celebra a essência do jazz.

SERVIÇO:

OXE É JAZZ
Local: Parque Costa Azul- Salvador-BA
Data: 07 (com Felipe Guedes, Eric Assmar e Clube de Patifes) e 08 novembro (com Joabe Reis, Lia Chaves, Vanessa Melo e Janis Dominique)
Evento gratuito e aberto ao público.

Afropunk

Imagem: Reprodução

O Afropunk 2025 será realizado neste fim de semana e contará com o espetáculo “40 anos da AFRO Axé Music: Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbi”. A nova edição contará ainda com shows de Coco Jones, Péricles, Liniker, BaianaSystem convida Sister Nancy, Budah, BK’, Núbia convida Muzenza, ÀTTØØXXÁ, DJ Umiranda, DJ Boneka, Tems e Os Garotin.

Serviço

Afropunk 2025
Data: 8 e 9 de novembro
Local: Parque de Exposições, Salvador – BA
Ingressos: Byinti

Turnê Nacional Colab

Foto: Divulgação

Nesta sexta, a capital baiana recebe a Turnê Nacional Colab, reunindo Afrobaile + Yolo + Africanize Party + Everyday People – Edição Salvador, evento que une no mesmo palco O Kanalha, Afrocidade e DJ sets com Tamy Reis, DJ Moma (diretamente de New York), DJ Lunna Montty e DJ Will Ow, em uma noite que exalta a Consciência Negra, a força da música e da cultura preta. 

Quatro das plataformas mais influentes do Brasil e do mundo se unem em uma turnê inédita que celebra a força da cultura preta contemporânea. YOLO (Rio de Janeiro), AfroBaile (Salvador), Africanize (Brasil e Nigéria) e Everyday People (Nova York) se encontram para criar uma experiência que conecta Brasil, África e diáspora. A proposta nasce como um gesto coletivo de celebração da criatividade periférica, da beleza afrocentrada e da potência das vozes negras que transformam a cena.

Serviço:

Local: Pátio da Ordem Terceira, Pelourinho
Data: 7 de novembro
Horário: 19h – 3h
Vendas: Bilheteria Digital

Fábio Jr.

Foto: Stephanie Hahne

Fábio Jr desembarca em Salvador com o projeto “Bem Mais Que Os Meus 20 e Poucos Anos”, fazendo uma leitura de sua carreira repleta de surpresas e sucessos. O projeto todo é embalado pela paixão em viver que marca a essência de Fábio, sempre mostrando que a vida não precisa ter só começo, meio e fim. O bom mesmo é saber que há muito mais para conquistar, muito mais para sentir, viver e amar. Saber que ainda falta muita coisa e que o importante é amar a vida!

Serviço:

Show FÁBIO JR.
QUANDO: 09 de Novembro (Domingo ás 19h)
ONDE: Concha Acústica
VENDAS: Sympla e Bilheteria do TCA

Jam no MAM

Foto: Divulgação

A edição da JAM no MAM do dia 8 de novembro será dedicada ao samba-jazz, gênero que marcou a música brasileira dos anos 1960 ao unir o balanço do samba com a liberdade criativa do jazz. A noite começa com o grupo baiano Quintetrio, que resgata o espírito vibrante das antigas big bands com arranjos sofisticados, grooves envolventes e amplos espaços para improvisos. Em seguida, a banda anfitriã Geleia Solar assume o palco e transforma o espaço em um verdadeiro laboratório de experimentação sonora, convidando outros instrumentistas a se juntarem à jam session.

Reconhecida como um dos eventos mais importantes da música instrumental brasileira, a JAM no MAM é uma produção da Huol Criações, com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia. Mais do que um show, cada edição é um ponto de encontro entre gerações de músicos e apreciadores da boa música, com opções de comidas e bebidas, reafirmando Salvador como um território fértil de criação, improviso e diversidade sonora.

Serviço:

JAM no MAM
Data: 08/11, das 18h às 21h / Acesso ao local a partir das 17h
Local: Praça Maestro Letieres Leite, no MAM Bahia (Solar do Unhão – Av. Lafayete Coutinho s/n)
Ingresso: Ingresse.com

Baía Profunda, por Mateus Aleluia e Orquestra Afrosinfônica

Foto: Vinícius Xavier

Dia 08 de novembro às 19h na Concha Acústica do Teatro Castro Castro, Mateus Aleluia e a Orquestra Afrosinfônica apresentam um show especial de lançamento do Projeto BAÍA PROFUNDA, com ingressos a preços acessíveis e ingresso solidário + 01kg de alimento, que serão doados ao Instituto Mãos Amigas. O repertório será composto de obras já conhecidas do público e criações mais recentes do próprio Mateus.

O cantor e compositor Mateus Aleluia, que este ano foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, grau Grã-Cruz, apresenta em novembro, em Salvador, o projeto Baía Profunda. A iniciativa nasce dos trânsitos atlânticos entre Brasil, África e Europa e pretende criar uma rede internacional de diálogo entre países que contribuíram para a formação da cultura brasileira, promovendo intercâmbio de saberes, circulação de expressões artísticas e valorização do turismo científico.

Serviço:

Show: BAÍA PROFUNDA, por Mateus Aleluia e Orquestra Afrosinfônica
Data: 08 de Novembro – às 19H
Local: Concha Acústica do TCA
Vendas: Sympla e Bilheteria do TCA

Arrocha Cidade Baixa

Imagem: Divulgação

O romantismo e a sofrência vão tomar conta de Salvador em uma noite inesquecível. Com apresentações de Simone Morena, Silfarley, Netto Brito e Asas Livres, o evento promete embalar o público com muito ritmo e emoção.

Serviço

Data: 08 de novembro (sábado)
Horário: 20h
Local: Clube dos Oficiais – Salvador/BA
Ingressos: Meu Bilhete

TEATRO

Menino Mandela

Musical imagina encontro entre o Mandela criança e sua neta Zoe | Foto: Renato Mangolin

Nos dias 8 e 9 de novembro, a CAIXA Cultural Salvador apresenta o musical infantojuvenil “Menino Mandela”, vencedor de cinco prêmios do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ). O espetáculo conduz o público por uma jornada poética pela infância de Nelson Mandela (1918–2013) — advogado, líder político, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz — e convida crianças, jovens e adultos a refletirem sobre o valor da diversidade e da convivência entre diferentes culturas.

Com canções originais, bonecos e danças africanas, a peça imagina um encontro entre o jovem Rolihlahla Mandela e sua neta Zoe, recriando memórias da infância do líder na aldeia de Qunu, na África do Sul. A montagem destaca como experiências familiares e comunitárias moldaram o caráter do menino que, anos depois, se tornaria símbolo mundial da luta contra o apartheid.

Serviço:

[Teatro] Musical infantojuvenil “Menino Mandela”
Local: CAIXA Cultural Salvador, Endereço: Rua Carlos Gomes 57, Centro – Salvador/BA | Estacionamento gratuito ao lado
Datas: 08 e 09 de novembro de 2025
Horários: duas sessões por dia, às 15h e 17h 
Ingressos: Sympla

CINEMA

Cinema Inflável

Foto: Divulgação

Apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, o Cinema Inflável chega a Salvador nesta quarta com sessões gratuitas de cinema ao ar livre dando continuidade à sua primeira temporada na Bahia. Na Praça da Revolução, entre quarta (dia 5) e domingo (9), serão exibidos na telona de 60m² os filmes “Beleza da Noite”, “Gato de Botas – O Último Pedido”, “Meu Malvado Favorito 4”, “Sing 2” e “Nosso Sonho”, além de curtas-metragens de artistas locais.

O Cinema Inflável, realizado pela D+3 Produções, em coprodução com a Maré Produções, conta com uma tela inflável de 10 x 6 metros, tem distribuição de pipoca e capacidade de cerca de 1000 pessoas por sessão. Em 2025, o evento já passou por 12 localidades do Distrito Federal, onde reuniu mais de 18 mil pessoas, e agora chega à Bahia em temporada que vai até dezembro. A iniciativa, que também leva às cidades atividades culturais, recreação infantil e exibição de curtas e clipes de artistas locais, busca tornar a experiência do cinema ao ar livre mais acessível e fazer com que o público se apaixone ainda mais pela sétima arte.  

Programação:

07/11 (sexta)

18h – Abertura do evento + Recreação com o Grupo Stripulia
19h – Início da sessão
Curta “Pangeia”, de Xavier
Filme: “Meu Malvado Favorito 4” (Dublado) | Classificação: Livre

08/11 (sábado)

18h – Abertura do evento + Recreação com o Grupo Stripulia
18h30 – Atividade Grupo Cultural 100% Afro-Indígena
19h – Início da sessão
Curta “Quando as Ondas do Mar Desligam”, de Yasoda Nanda e Assaggi Piá
Filme: “Sing 2” (Dublado) | Classificação: Livre

09/11 (domingo)

19h – Abertura do evento + Início da sessão
Curta “Cantos da Cidade”, de Marília Ramos
Filme: “Nosso Sonho” (Nacional) | Classificação: 12 anos

Cineclube VIVA

Foto: Divulgação

O Cineclube VIVA, encontro dedicado à valorização do audiovisual baiano e brasileiro promovido pela Escola Viva de Audiovisual (EVA), exibirá o premiado filme baiano ‘Jonas e o circo sem lona’, dia 8 de novembro (sábado), às 18h. Com produção da Plano 3 Filmes e distribuição da Vitrine Filmes, a sessão acontecerá na Quadra Poliesportiva do Tororó, em Salvador, com entrada gratuita. 

Realizado ao ar livre, o Cineclube VIVA tem o objetivo de fortalecer a economia criativa da comunidade do bairro do Tororó, aproximando o público das pessoas que realizam as obras audiovisuais. A ideia é ampliar as reflexões sobre os caminhos do audiovisual, da produção à difusão.

Sobre o filme

Primeiro longa de Paula Gomes, o documentário acompanha Jonas, um garoto de 13 anos que decide fundar e administrar seu próprio circo no quintal de casa, na periferia de Salvador. Neto de artistas circenses, ele busca manter viva a tradição da família com a ajuda de amigos e vizinhos, que se tornam os novos artistas do espetáculo. O filme, rodado ao longo de dois anos na Região Metropolitana de Salvador, nasceu de uma pesquisa da diretora sobre circos itinerantes no interior da Bahia.

Além de retratar a criatividade e a resistência de Jonas, a obra reflete sobre a educação no Brasil, mostrando o dilema do menino entre seguir estudando ou dedicar-se integralmente ao circo, em meio ao esforço da mãe para garantir seu futuro. O documentário percorreu mais de 30 festivais e conquistou prêmios no México, Estados Unidos, Espanha e França, sendo o único representante latino-americano no IDFA, em Amsterdã, e premiado no Festival Panorama de Cinema, Cine Esquema Novo e Cachoeira Doc, em 2016.

Serviço

Cineclube Viva exibe filme baiano ‘Jonas e o circo sem lona’
Onde: Quadra Poliesportiva do Tororó, em Salvador
Quando: Dia 8 de novembro de 2025 (sábado), às 18h
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo