Grupo é composto por equipes que se classificaram no ano anterior

O quarto dia de programação do 16º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia começou em ritmo de celebração nas instalações da Praça da Revolução, no bairro de Periperi, Salvador. Com apresentação musical da banda do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, a Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (FEBAQ), abriu as suas atividades neste sábado (14) com muita música para iniciar as apresentações das quadrilhas juninas do Grupo Semi-Especial, selecionadas em 2024.
Quadrilhas Mirins, grupo Germe da Era e grupo Forró do Luar foram algumas das atrações que deram o pontapé inicial para a maratona de desfiles das quadrilhas juninas classificadas do grupo Semi-Especial, vindas do interior da Bahia. Quadrilhas como Nossa Raiz (Cícero Dantas), Matutos do Rio Fundo (Muniz Ferreira), Capelinha do Forró (Salvador), Balancê (Itambé), Girassol Esfarrapado (Valença), Balão Junino (Dias D’Ávila) farão a alegria de crianças, jovens e adultos que compõem o público presentes na arquibancada da arena montada exclusivamente para o campeonato, na Praça da Revolução.
“Desfilar, este ano, no Grupo Semi-Especial de quadrilhas selecionadas no campeonato é de fato muito especial, como o nome mesmo já diz. Em 2024, ficamos em 2º lugar no Grupo de Acesso e, esse ano, estamos aqui para ganhar essa vaga no grupo especial em 2026. A quadrilha junina Nossa Raiz tem origem em 2017, atuando na cidade de Cícero Dantas, e trouxemos esse ano o tema ‘A Fé no Povo Nordestino’. Queremos homenagear a fé do povo nordestino mesmo diante das dificuldades diárias da vida”, afirmou Leandro Mendes, vice-presidente do grupo.
Quem também está na expectativa da sua apresentação no Grupo Semi-Especial neste sábado são os quadrilheiros integrantes da quadrilha junina “Matutos do Rio Fundo”, da cidade de Muniz Ferreira, interior da Bahia.
“Existimos há apenas três anos e chegamos em 2024 como uma das quadrilhas classificadas para o grupo semi-especial durante o 15º Campeonato de Quadrilhas Juninas da Bahia, realizado pela FEBAQ aqui em Salvador. Em 2025, nossa quadrilha junina vem com o tema ‘O meu destino é ser mar’, onde contamos a história do encontro das águas dos rios Jaguaripe e Taitinga, da cidade de Muniz Ferreira. Criamos o personagem chamado ‘Barragem’ que impede os rios de se encontrar e por aí vai a nossa história em homenagem a natureza e a resistência histórica de nosso município”, vibrou Everton dos Santos Sales, presidente da Matutos do Rio Fundo.

O Grupo Semi-Especial é formado por quadrilhas juninas do interior e da capital baiana que são classificadas em primeiro e segundo lugar na competição do Grupo de Acesso, sempre no ano anterior à realização do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas do Estado da Bahia.
A programação é gratuita e continua até domingo (15), das 10h às 20h, na Praça da Revolução. O 16º Campeonato Estadual de Quadrilha Juninas da Bahia é promovido pela FEBAQ e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.