
O 16º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia tem movimentado o comércio do bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Iniciado na quarta-feira (11), o evento tem atraído grande público e registrado aumento significativo no consumo de comidas e bebidas típicas do período junino, como licores, bolos e quitutes que fazem a alegria de moradores e turistas.
Morador de Periperi, o comerciante Alexsandro Santos é um empreendedor experiente em festas populares. Ele conta que adquiriu a habilidade acompanhando, desde a infância, a mãe, Tânia Regina, com isopor cheio de comidas e bebidas tradicionais dessa época do ano.
“Meu filho nasceu nessa época do São João e, por conta disso, não tenho mesmo como esquecer essa época festiva do ano. Sempre fui empreendedor. Aqui na Praça da Revolução, eu já completei seis anos montando e desmontando o meu próprio negócio em cada festa que é anunciada aqui no Subúrbio Ferroviário”, comemorou o comerciante.
Para Alexsandro, a dança é um dos melhores momentos da apresentação das quadrilhas juninas. Quando perguntado sobre qual conselho daria para quem deseja empreender nas festas populares, o jovem comerciante de Periperi afirmou ser importante paciência, cautela e manter os sonhos e planos em segredo até o ato de realizar.

Já a vendedora de licor Ana Claudia, também moradora da região, vende licor há quatro anos como legado deixado pela mãe, já falecida. Para ela, estar na cozinha desde a sua infância assistindo a mãe selecionar as frutas e acompanhar o processo de depuração e fermentação para a venda entre amigos e moradores do bairro, é uma grande emoção.
Dona do “Licor da Kal”, ela diz que as lembranças afetivas são as maiores motivações para manter o seu próprio negócio. Já a precificação de seus produtos no varejo e no atacado é apontada como um desafio. Presente apenas no período junino, Ana Claudia se diz satisfeita com a sua dinâmica de vendas desde o início da programação na última quarta (11), nos arredores da arena da Praça da Revolução, em Periperi.
A programação é gratuita e continua até domingo (15), das 10h às 20h, na Praça da Revolução. O 16º Campeonato Estadual de Quadrilha Juninas da Bahia é promovido pela FEBAQ e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.