
A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a chegada de uma frente fria que deve provocar ventos intensos e instabilidade no litoral da Bahia, atingindo especialmente as regiões de Caravelas e Salvador. As rajadas de vento poderão alcançar até 60 km/h, impactando embarcações e atividades marítimas.
De acordo com o comunicado, os ventos começaram a soprar com força em Caravelas na tarde desta quarta-feira (11) e seguem até a noite de quinta (12). Em Salvador, a previsão é de ventos intensos a partir da manhã de quinta, com efeitos que se estendem até a noite de sexta-feira (13).
A Marinha orienta que navegadores, pescadores e comunidades costeiras consultem os avisos meteorológicos antes de se deslocarem para o mar, como forma de prevenção a acidentes.
As informações atualizadas estão disponíveis no site oficial da Marinha ou nos aplicativos “Previsão Ambiental Marinha (PAM)” e “Boletim ao Mar”.
Diante do cenário, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atuará em esquema de plantão para possíveis emergências no litoral soteropolitano. Para o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o alerta é fundamental, principalmente por conta do comportamento do mar nos próximos dias.
A recomendação da Salvamar é evitar o banho de mar e a prática de esportes náuticos, especialmente por pessoas sem experiência.
Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Com informações de Secom-PMS