Ex-presidente afirma que não cometeu crimes, rejeita deixar o país e ironiza acusações
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira (16), que acredita que morrerá na cadeia caso venha a ser preso. A declaração foi dada durante entrevista ao canal AuriVerde Brasil, no YouTube. Segundo ele, sua idade avançada e seu estado de saúde fragilizado tornam a prisão praticamente uma sentença de morte.

Apesar dos conselhos de aliados para sair do país, Bolsonaro garantiu que permanecerá no Brasil e enfrentará o que vier pela frente.
“Alguns dizem que eu deveria sair do Brasil. Não vou. Me prendam, pô. Estão falando em quarenta anos de cadeia. Me prendam. Eu já estou com 70 anos, quase morri na última cirurgia. Vou morrer, não vai demorar muito. A gente vai resistindo como pode. Tenho quarenta anos de cadeia nas costas, não tenho recurso pra lugar nenhum. Eu vou morrer na cadeia”, declarou.
Em tom de deboche, Bolsonaro também ironizou as acusações que enfrenta relacionadas aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023:
“Qual crime? Crime impossível! Golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald. Eu estava lá em Orlando, programando esse golpe aí”, disse, referindo-se ao período em que esteve nos Estados Unidos enquanto bolsonaristas invadiam os prédios dos Três Poderes em Brasília.
Réu por tentativa de golpe de Estado
Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) em uma ação que investiga uma tentativa de golpe de Estado. A acusação é baseada em indícios de que o ex-presidente teria participado de uma articulação para deslegitimar o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As acusações incluem:
Organização criminosa armada;
Tentativa de golpe de Estado;
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
Dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União;
Deterioração de patrimônio tombado.
Se condenado por todos os crimes, Bolsonaro pode enfrentar até 40 anos de prisão.



