Tradicionalmente e capitalisticamente, no dia 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados no Brasil. E é claro que o portal mais romântico e democrático de Salvador não deixaria essa data passar sem ajudar você, que está com a grana curta e não consegue sair com seu “lovezin”. Por isso, selecionamos algumas obras cinematográficas para todos os públicos e todas as formas de amor.

Vale ressaltar que essa lista foi feita com apoio dos solteiros do portal, logo, é claro que seria a melhor opção para você. Afinal, se os solteiros veem o amor dessa forma, os comprometidos vão ter que dar o braço a torcer e acreditar que vale a pena conferir um desses filmes.
As escolhas feitas pelo portal não necessariamente falam do amor romântico ao qual estamos culturalmente acostumados, mas incluem obras que tratam o amor como uma construção política e social. A escritora bell hooks, em seu livro “Tudo Sobre o Amor”, traz uma percepção formada através dos olhos de uma mulher negra e, claro, não há como desassociar essas relações da estrutura patriarcal e racista na qual vivemos. Em seus escritos, é possível perceber que, embora digamos “eu te amo” com facilidade, muitos têm dificuldades em explicar e entender o que é o amor. hooks é objetiva:
Amor é ação. Amamos porque escolhemos amar e essa visão difere da ideia comum de amor romântico, que vem e vai, aparecendo como uma dádiva.
Se amor é ação, ele também é político, racial, construído e desconstruído. E foi com o entendimento de hooks que tomamos este ponto de partida para a escolha dos filmes. Confira:
1- Rye Lane – Um Amor Inesperado (Reino Unido, 2023):

Rye Lane é um filme de drama e romance, que acompanha a história de Dom e Yas, dois jovens que se encontram no momento menos esperado, quando Dom está chorando terrivelmente em um banheiro, preparando-se para uma refeição estranha com sua ex, que o traiu com seu melhor amigo. Cuidando de suas próprias feridas de ruptura, Yas decide mergulhar de cabeça para diminuir a dor como par de Dom. O que se segue é um dia de caos impulsivo e alegre, enquanto os dois londrinos vagam por Peckham por bares de karaokê e playgrounds, abrindo seus corações novamente.
Onde tem: Star Plus
2- Hoje eu quero voltar sozinho (Brasil, 2014)
Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Onde tem: Netflix
3- Como eu era antes de você (Reino Unido/EUA, 2016)

Em Como Eu Era Antes de Você, o rico e bem sucedido Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.
Onde tem: Amazon Prime
4- Com amor, Simon (EUA, 2018)
Aos 17 anos, Simon Spier (Nick Robinson) aparentemente leva uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: nunca revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de escola, anônimo, com quem troca confidências diariamente via internet.
Onde tem: Netflix e Disney+
5- Marte Um (Brasil, 2022)

A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Onde tem: Globoplay
6- Your Name (Japão, 2016)

Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi) é uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos.
Onde tem: Max
7- A Cor Púrpura (EUA, 1986):

Inspirado do brilhante romance de Alice Walker, a cor púrpura conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma mulher negra do sul dos estados unidos que abusada e violentada durante boa parte de sua vida e encontra alento na escrita de cartas para deus e para a irmã Nettie missionária na África, além da relação de amizade e amor com a inesquecível Shug Avery (Margaret Avery) que nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder numa sociedade marcada por fortes desigualdades sociais e raciais. O filme está disponível na Globo Play.
Onde tem: Max e Amazon Prime
8- Uma ideia de você (EUA, 2024)

A Ideia de Você é dirigido por Michael Showalter e mostra Solène (Anne Hathaway), uma mãe solteira de 40 anos. Desde que se separou e teve uma filha, Solène não se sentiu mais à vontade para viver novas aventuras amorosas. Entretanto, sua vida tem um ponto de virada quando, a pedido do ex-marido, Dan (Reid Scott), pede para ela acompanhar a filha no Coachella. A emoção não ficou apenas no festival tão esperado pois Solène acaba se apaixonando e tendo um caso com o astro de 24 anos da boyband mais famosa de todos os tempos: Hayes Campbell (Nicholas Galitzine).
Onde tem: Amazon Prime
9- Uma história de amor e fúria (Brasil, 2013)
A animação brasileira dirigida pelo premiado cineasta e roteirista Luiz Bolognesi (“Bicho de Sete Cabeças”, “As Melhores Coisas do Mundo” e “Chega de Saudade”) traz Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro interpretando os personagens principais e narra o amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Em todos estes períodos, os dois lutam contra a opressão.
Onde tem: Netflix e canal da Europa Filmes no Youtube (Gratuito)
10- Se a Rua Beale Falasse (EUA, 2018)

Baseado num romance do escritor James Baldwin, “Se a Rua Beale Falasse” aborda a vida amorosa de Tish (KiKi Layne) e Fonny (Stephan James). Passado no Harlem dos anos 70, o casal apaixonado vive o afeto mútuo desde pequenos, mas além da identificação, a luta contra o racismo brutal na época também se torna uma liga que os une.
Dirigido por Barry Jenkins (“Moonlight”), o longa é precioso (isso é um elogio) no retrato da época, seja em cenários ou em figurinos. Com Fonny sendo acusado de um crime, Tish vai precisar enfrentar a descrença em sua luta para inocentar o companheiro. A presença poderosa de Regina King como sua mãe, reforça esse ciclo de amor formado para enfrentar o ódio racial norte-americano.
Disponível para aluguel no Youtube e Prime Video