Bombeiros seguiram para cidades gaúchas nesta quinta-feira (2). Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda (29) causaram 29 mortes

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) anunciou o envio de 22 bombeiros militares para o Rio Grande Sul. Os profissionais saíram de Salvador nesta quinta-feira (2), para dar apoio às ações que têm o objetivo de minimizar os estragos relacionados às chuvas.
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) já causaram 31 mortes – números somados pela Defesa Civil e pela Brigada Militar. Além disso, há 56 feridas, 74 desaparecidas, 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 desalojadas, em 235 municípios atingidos.
A princípio, os baianos serão designados para a cidade de Caxias do Sul, onde já houve desabamentos e soterramentos.
“Nós estamos com a equipe totalmente bem preparada, bem equipada, estamos levando equipamentos. O Corpo de Bombeiros está pronto para fazer buscas e resgates”, disse o comandante-geral da corporação, coronel Adson Marquezine.
Os bombeiros baianos convocados para a viagem têm experiência em situações de emergências decorrentes de desastres naturais. Além deles, também embarcaram quatro médicos e um enfermeiro da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública na quarta-feira (1º), pelos “eventos climáticos de chuvas intensas”. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III — caracterizados por danos e prejuízos elevados.
A previsão alerta para risco de chuva forte por, pelo menos, mais 36 horas na região. Por isso, o governo local anunciou também a suspensão das aulas na rede pública estadual. A medida vale nesta quinta (2) e na sexta-feira (3) em escolas de todo o estado.
Bombeiros enviados em outras ocasiões:
Em 2019, 28 bombeiros baianos foram para Minas Gerais, atuar no resgate das vítimas da tragédia de Brumadinho. Na ocasião, os agentes do 3º Grupamento levaram equipamentos de busca, a exemplo de câmeras térmicas e ferramentas de corte, e quatro veículos de tração, a pedido do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
O rompimento da barragem de rejeitos atingiu o Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Por onde a lama passou, deixou um rastro de sujeira e pessoas desaparecidas. Além das instalações da Vale, uma pousada e algumas casas foram destruídas. No total, 270 pessoas morreram.
Já em 2022, o Governo da Bahia enviou 12 bombeiros militares para Petrópolis, no Rio de Janeiro, após fortes chuvas atingirem a localidade. O centro da cidade ficou inundado e corpos apareceram depois que o nível do rio desceu. Houve ainda um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, com, pelo menos 80 casas atingidas.
Foram enviados para Petrópolis bombeiros especializados em salvamentos, soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas.



