...

Portal UMBU

Tretas, encontros, despedidas e espaços de convivência

Andar com fé

Não se passaram nem 30 dias do ataque do vereador Duda Sanches a Gilberto Gil e as respostas divinas já começaram a chegar. Afinal, ninguém ofende uma entidade como o imortal Gil e passa despercebido ao olhar atento dos santos e orixás desta terra. Nesta quarta-feira, um “corredor polonês” foi formado na saída da Câmara Municipal de Salvador para a passagem de Duda e de outros vereadores que aprovaram o reajuste de apenas 4% para os servidores municipais. Para o edil do União Brasil, além das vaias e xingamentos, também teve copo d’água voador em sua direção. Juro que não fui eu, inclusive tenho uma sugestão para o vereador: andar com fé.

Confira o vídeo completo do ataque de Duda Sanches a Gilberto Gil:

King Kong

Minha avó sempre disse que comemorar aniversário na véspera dá azar. O governador Jerônimo Rodrigues confirmou a tese de dona Saturnina na noite de quarta-feira, quando recebeu, no Costa Azul, uma homenagem da Polícia Civil ao final da formatura de 712 novos policiais. Além de ter sido praticamente obrigado a comer um bolo entupido de glacê – e eu falo com propriedade porque eu também comi, claro –, a festa surpresa estampou no telão do evento um mosaico de fotos com a frase “parabéns governador Gerônimo”. Assim mesmo, com o G no lugar do J e sem a vírgula depois de “parabéns”. Eu quis desver a cena, mas já era tarde. Pra esquecer aquele mico, melhor, aquele King Kong, foquei no pedaço do bolo que, minutos depois, pude provar. E reprovar.

Taurino raiz

Quem gostou da festa foi o vice-governador Geraldo Júnior. Taurino raiz, ele aproveitou a oportunidade e caiu pra dentro do bolo de G… Jerônimo. A cena só não foi mais constrangedora que sua tentativa de usar o evento institucional da Polícia Civil para atacar o prefeito Bruno Reis. Em seu discurso, o pré-candidato à Prefeitura de Salvador elencou uma série de dados sociais negativos relacionados à primeira capital do Brasil e fez uma associação direta entre a ausência de políticas públicas e a insegurança pública. Nesse ponto ele até que acertou.

Foto: Reprodução

Azedinho

Se a pré-campanha de Geraldo Júnior está sendo levada a “banho maria” e açúcar de confeiteiro, a caminhada de Bruno Reis pela reeleição tá deixando o prefeito todo azedinho. Mais uma vez, o chefe do Tomé de Souza pegou ar durante entrevista à imprensa. Ao ser questionado sobre o levantamento realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que aponta Salvador com os piores índices sociais entre as capitais brasileiras, Bruno bradou. “Venha cá, eles estão há 18 anos no Estado, não tem responsabilidade nenhuma não, é? Tudo culpa da Prefeitura?”, questionou. Como diria Tino Marcos: sentiu, né prefeito? Eu que tava acompanhando tudo de pertinho, na frente do prefeito, tive que abrir meu guarda-chuva para evitar os perdigotos de tão nervoso que o homem tava. 

Salto alto

Muitos fatores levaram Jerônimo Rodrigues à vitória nas eleições de 2022. Sem dúvida, um dos motivos foi a inabilidade de ACM Neto para dialogar com seus aliados, fruto de sua conhecida soberba. O atual prefeito de Salvador parece ter aprendido com seu antecessor e está cada vez mais esnobe. Tem que ter cuidado com o salto alto, ou vai trocar uma reeleição praticamente garantida por um funeral político. 

João Jorge com Kléber Rosa

O cientista social Kléber Rosa vai lançar a pré-candidatura à Prefeitura de Salvador na Casa do Olodum, no Pelourinho. Para quem não lembra, o Olodum é comandado por João Jorge, escolhido pelo presidente Lula, em 2023, para presidir a Fundação Palmares. Pelo visto, o presidente liberou geral. Daqui a pouco tem gente de seu governo apoiando até a candidatura de Bruno Reis. Tô quase mudando meu título eleitoral para Feira de Santana. Pelo menos lá eu sei que o presidente Lula só terá um candidato, o eterno “quaZé” Neto.  

Rui Costa sem ar

Por falar em Governo Federal, quem ficou sem ar em Brasília foi o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O portal UOL resolveu requentar notícia antiga e divulgou uma delação que aponta o ex-governador da Bahia envolvido em um suposto esquema ilegal na compra de respiradores pelo Governo baiano. Até provar que sapo não é jacaré, Rui vai ter que gastar muita saliva. O maior desafio do Correria da Liberdade é convencer Lula, já que nesta quarta, quando o assunto voltou aos holofotes, o presidente chegou a cancelar agenda com o ministro da Casa Civil para evitar imagens ao lado de Rui Costa. Será que o filme do ex-governador vai queimar a ponto de virar cinzas no Governo Federal? A conferir. 

Salve-se quem puder

A oposição ao prefeito Bruno Reis tirou férias para cuidar do próprio umbigo. Há semanas, não se vê crítica à administração municipal na Câmara de Salvador ou na imprensa porque os vereadores só pensam em um assunto: formação da chapa proporcional. É o famoso e tenebroso salve-se quem puder. Afinal, não tem assunto mais importante que a própria eleição, não é verdade?

Guerra

Faz sentido essa preocupação exacerbada dos pré-candidatos a vereador, mesmo aqueles que, atualmente, têm assento na Câmara Municipal de Salvador. Na política, costuma-se dizer que é mais difícil eleger-se vereador que deputado estadual ou federal. E é fácil explicar. Candidato a deputado, seja ele federal ou estadual, fecha “parceria” com prefeitos e prefeitas, que, por sua vez, garantem um percentual expressivo de votos da sua população para quem se candidata. É uma matemática simples. Já o candidato a vereador fecha parceria com lideranças comunitárias, que quase nunca têm aquela quantidade de votos que diz ter. Pior: quase nunca eles mantém a fidelidade até o fim e acabam se vendendo para mais de um candidato. Aí já viu a bagunça, né? 

Em nome de Deus

Quem sabe antecipadamente se vai ser eleito ou não são os candidatos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Nos bastidores da política soteropolitana, todo mundo sabe que a IURD faz, pelo menos, 3 vereadores em todas as eleições municipais da capital baiana. A conta para eles também é simples: Primeiro, calcula-se o total de fiéis ativos nas igrejas da capital. Depois, estima-se quantos vereadores a Universal consegue eleger com aquela quantidade de eleitores. Com o cálculo concluído, a IURD distribui “lotes” de igrejas para cada um dos candidatos escolhidos por Deus. Aí, sim, você vê o que é eleitor fiel. A conta bate certo. 

Despedida

A secretária Adélia Pinheiro e o secretário Luiz Caetano devem deixar as secretarias da Educação (SEC) e das Relações Institucionais (Serin), respectivamente, nesta sexta-feira (5). Eles devem ser substituídos por Rowena Brito (SEC) e Adolpho Loyola (Serin), mas o governador Jerônimo Rodrigues ainda não bateu o martelo sobre o novo ocupante do cargo que será deixado por Loyola. A expectativa dos assessores mais próximos do chefe do Executivo é que Marina Mazzei, responsável pela agenda de Jerônimo, assuma a Chefia de Gabinete do Governador, mas todos devem sair frustrados desse bolão. Ao que tudo indica, Maurício Weidgenant, subchefe de gabinete do governador, substituirá Adolpho Loyola. A secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, ainda vai permanecer na pasta por mais alguns dias, até que deixe o cargo para disputar a prefeitura de Barreiras.

Toma, distraído! 

Lamentavelmente, o governador da Bahia continua misturando agenda de governo com política, sem o mínimo de cuidado institucional! No último sábado, em agenda oficial a caminho de Barra do Rocha, no pouso em Ipiaú, Jerônimo Rodrigues empunhou um megafone lotado de adesivos com a marca e o número do PT. Tão “distraído”, esse Jero, né? De tanto fazer política em qualquer agenda, nem reparou que o megafone tinha adesivo até de Allan Sanches, deputado estadual pelo União Brasil e líder da oposição ao governo estadual na Assembleia Legislativa. Viu, aí?

A escolhida de Maria

Como antecipei há algumas semanas, a vereadora de Salvador licenciada e presidente da Funarte, Maria Marighella, não vai mesmo buscar a reeleição este ano. A novidade é que Maria decidiu apoiar a conselheira tutelar Mianga Gavião, também filiada ao Partido dos Trabalhadores, nas eleições de outubro. Resta saber se é possível fazer transferência de voto de opinião, né, já que a Maria não tem militância orgânica enraizada nos becos e vielas da nossa capital. 

BBB na política

Olho com preocupação a movimentação de Mani Rêgo no cenário político soteropolitano. A esposa de Davi Brito, do BBB 24, tem se aproximado do vereador Kiki Bispo, que tem patrocinado a instalação de um telão em Cajazeiras nas noites de paredão. Com 1,7 milhões de seguidores no Instagram e um potencial gigantesco para encabeçar discussões importantes para Salvador de forma independente e responsável, Mani pode estar “queimando na largada” ao se vincular a um político em pleno ano eleitoral. Talvez sem perceber, ainda faz isso arrastando Davi junto com ela.

Salvador é Paris
Foto: Beto Jr/SECOM Salvador

Em um movimento pra lá de “inovador e revolucionário”, o Rex de la Prefs anunciou que o charmoso espaço sob os viadutos do BRT agora estarão abertos para o entretenimento do público. Com cores vibrantes e um campo de areia que deve se tornar lar de algum bicho-geográfico em menos de uma semana, os chamados “espaços de convivência”, que ficam nas estações Hiper e Cidadela, na ACM, já se tornaram alvo de críticas dos internautas que trazem em seu mau agouro 475 possíveis novos problemas na região que, dizem as más línguas, funcionaria melhor na Paris do século XIX.

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo