...

Portal UMBU

No meio do caminho tinha uma obra

Chocolate x Rabecão

Na semana da Páscoa, o prefeito de Salvador distribuiu ovos da Páscoa, caixas de chocolate e tênis para os estudantes da rede municipal. O vice-governador Geraldo Júnior, que pretende destronar Bruno Reis em outubro, distribuiu rabecão para recolher os corpos das vítimas da violência. Tá fácil entender porque o vice-governador está a léguas de distância do atual prefeito nas pesquisas de opinião que foram divulgadas esta semana, né? Eu mesma quase peguei uma caixa de bombom Garoto quando fui pegar minha afilhada em Mussurunga. Do rabecão eu quero é distância.

Geraldo sozinho?

Enquanto Bruno Reis navega em águas tranquilas a caminho da reeleição, Geraldo Júnior faz de tudo pra tentar desgastar a imagem do atual prefeito da capital. Esta semana, o vice-governador recorreu ao levantamento do Instituto Cidades Sustentáveis, que apontou Salvador com as piores taxas de pobreza e desemprego do Brasil, e foi pra cima do chefe do Tomé de Souza. A estratégia deu certo e o prefeito escalou a Secom e o vereador Kiki Bispo para fazerem sua defesa. Estranho foi o silêncio da base do governador Jerônimo, que não aproveitou o embalo e deixou o vice-governador sozinho na briga. Talvez o esvaziamento da Câmara Municipal de Salvador nessa Semana Santa explique… fui tomar um maltado de coco na Cubana do Elevador Lacerda e não tinha uma alma viva na Casa do Povo.

Freio de arrumação

Um dia após brigar sozinho com o prefeito Bruno Reis, Geraldo Júnior reuniu as lideranças municipais dos partidos de sua base. Será que foi pra dar um freio de arrumação e pedir apoio nas próximas empreitadas? Veremos.

Cadê o PSD?

Quem prestou atenção na foto publicada pelo vice-governador sobre o encontro com as lideranças municipais, nesta quarta-feira (27), percebeu a ausência de representação do PSD. Todo mundo sabe que o senador Otto Alencar não está nem aí para as eleições em Salvador, mas tomar falta na reunião já é demais.

O barro colou

O ex-deputado estadual Pablo Barrozo, que foi secretário municipal da Cultura na gestão Bruno Reis, vai caminhar ao lado de Geraldo Júnior nas eleições deste ano. Hoje no Avante, o ex-membro do União Brasil deve se candidatar a vereador e tem tudo pra ser eleito. Barrozo agora tá colado no time de Lula.

Cota das mulheres

Dia 6 de abril tá chegando e eu tô esperando ansiosamente pela formação das chapas proporcionais das eleições municipais. Quero saber a quantidade e a qualidade das mulheres escolhidas para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Salvador. Meu dinheiro está bem guardado só esperando a hora pra analisar quem vai além da retórica. Aí, sim, garanto minha doação para a chapa verdadeiramente preocupada com essa questão.

Cidade minada

Por que a Prefeitura de Salvador não divulga, antecipadamente, seus projetos para a cidade? Falta transparência na execução das obras municipais, sobretudo na área de mobilidade urbana. O cidadão sai de casa e, do nadão, as obras vão brotando no meio do caminho. Ninguém sabe o que é, quando termina, quanto custa, quem tá executando… Essa semana passei no Curralinho e descobri que estão fazendo um novo traçado da ligação com o viaduto da Luis Eduardo Magalhães. A obra já está quase pronta e, até agora, nada foi dito à população. É obra goela abaixo e acabou!

E tome cimento

Cidades de todo o mundo estão implantando corredores verdes em áreas urbanas e retirando a pavimentação das ruas para melhorar a absorção da água da chuva. Salvador vai na contramão e está pavimentando até as árvores. A denúncia foi feita pelo Movimento Salvador Verde, que divulgou fotos da base de árvores acimentadas pela administração municipal na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida por nós como Avenida Suburbana. Eu levei um padre lá pra fazer a extrema-unção. Mais alguns dias e as árvores estarão todas mortas.

Bruno Goldschmidt

O climão entre os irmãos Marcel e Marcelle Moraes, durante inauguração do Hospital Veterinário de Salvador, fez muita gente lembrar de Márcia Goldschmidt. O ex-vereador e a secretária municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) não se bicam há muito tempo e a gestora possui medida protetiva contra Marcel, que tem que respeitar a distância regulamentar de 100 metros da irmã. “Parece que Marcelle comunicou à Justiça, abrindo mão, hoje, da medida protetiva que ela tinha alcançado há um ano atrás. E o evento pôde ocorrer com a máxima normalidade e tranquilidade”, explicou Bruno Goldschmidt ao final do ato oficial, que tinha todo potencial de virar baixaria. Eu filmei o evento todinho esperando alguma coisa acontecer, mas graças a Deus o amor venceu.

Vereador patrocinado

Por falar em vereador, Hilton é o novo garoto propaganda da Grecin. Tá ostentando fios tão escuros que a cabeça até brilha sob o sol da Bahia. Nas eleições de outubro, é Grecin 50 na cabeça.

Educação mandou lembrança

Alguém avisa ao governador Jerônimo Rodrigues que é educado cumprir o horário, mas é falta de educação chegar antes do horário combinado. Se o evento for na casa dos outros, é pior ainda. Mas Jerônimo conseguiu se superar. Na entrega do Selo Lilás, ele foi à Associação Comercial da Bahia, chegou 20 minutos antes do previsto e ainda mandou o evento começar antes da chegada do presidente da ACB, que vem a ser o dono da casa. Eu mesma, que tive que pegar metrô e ônibus pra chegar no Comércio, cheguei um pouquinho atrasada e perdi o discurso da secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo. Como diria uma tia minha, “educação mandou lembrança”, governador.

Trabalha que horas?

O que já estava péssimo, conseguiu ficar pior. A entrega do selo começou 17h e terminou 20h. Oitenta e três empresas receberam das mãos do governador e de seu vice o tal selo, um a um, com direito a fotos e conversa no pé do ouvido. Quem passou por mim no final do evento viu uma jovem senhora cochilando. A gestão da agenda do governador Jerônimo Rodrigues favorece tudo, menos o trabalho. Agendas intermináveis, discursos cansativos e confusos e fotos que não acabam mais.

Sem Semana Santa

O clima entre os assessores diretos do governador Jerônimo Rodrigues não anda nada bom depois que o chefe do Executivo estadual decidiu fazer agenda na cidade de Barra do Rocha em pleno sábado de Aleluia. O governador tem jato à disposição para fazer o bate-volta para Salvador, mas a galera que cola junto, não vai poder curtir a Sexta-Feira da Paixão, nem fazer o baba do vinho, nem poder queimar Judas… Aí não tem cristão que aguente!

Cochilou

A tarifa do transporte metropolitano acordou mais cara na manhã desta quarta-feira (27) e ninguém sabia. É estratégia nova do governador Jerônimo Rodrigues ou a gestão Agerba tá dormindo? Já não basta acumular tanto problema com o ferry boat, né? Ficou feio e até agora ninguém sabe a origem do vacilo!

Alô, Juca

Depois de um esforço gigantesco – e inútil – pra se reposicionar no telejornalismo baiano, tentando se distanciar da linha editorial apelativa de suas concorrentes, a TV Aratu voltou atrás e agora desceu o nível de vez. Demitiu Silvana Freire, jogou Casemiro para o telejornal das 6h da matina e vai dar seu principal produto jornalístico, no horário do meio-dia, para Marcelo Castro, aquele ex-repórter da Record envolvido no escândalo do PIX. Eu não assistia a emissora, mas respeitava. Agora, nem isso.

Lula fotógrafo

A ansiedade para melhorar as redes sociais do presidente da República tá levando Lula ao ridículo. Estou eu vendo meu Jornal Nacional, que é de lei, quando vejo Lula com uma câmera profissional fotografando o presidente da França durante discurso de Emmanuel Macron em uma agenda no Pará. É sério que alguém acha que faz sentido Lula brincar de fotógrafo no meio de um discurso de um chefe de Estado? Mudei da canal na hora, me recusei a ver aquela cena constrangedora.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo