Mostra gratuita estará disponível no RV Cultura e Arte até fevereiro de 2024.
A artista baiana Vânia Medeiros inaugura nesta quarta-feira (13), às 19h, a sua exposição “Estudos para coreografia sem o uso da cabeça”. A mostra gratuita estará disponível no RV Cultura e Arte até fevereiro de 2024.
Com curadoria de Catarina Duncan, a exposição traz um apanhado da pesquisa “Estudos de anatomia”, que a artista começou a examinar em 2021, quando os experimentos em torno dos modos de acompanhar territórios, que vinham sendo trabalhados já há alguns anos por Vânia, são atravessados por representações de um corpo fragmentário, que se compõe e recompõe no espaço gráfico das telas e dos papéis.
“Numa aproximação da percepção anatômica com a cartografia afetiva dos territórios, a artista compreende que a paisagem é corporal, nós somos lugares e nos afetamos dessa forma. Através de experiências pessoais e ferramentas simples como o desenhar e o caminhar, iremos tratar de temas essenciais e universais da relação do corpo no espaço e do corpo como espaço”, analisa a curadora Catarina Duncan.”
Entre os trabalhos, dois polípticos da série que dá nome a exposição, “Estudos para coreografia sem o uso da cabeça”, em óleo em bastão, pastel e lápis de cor sobre papel, propõem ao espectador coreografias de um corpo que sai das posturas normativas, traça caminhos e cria uma malha de texturas. “Vejo muito movimento nesses desenhos e esse lugar fragmentado é muito importante. É um jogo que descobri no ateliê, de montar e desmontar, e essa série é seminal dessa prática”, comenta a artista.

No conjunto de obras em exposição, o público poderá ainda reconhecer o interesse de Vânia em expandir a escala de seu trabalho, transformando pequenas estruturas corporais em vastos territórios ficcionais, como acontece na série “Estruturas de sustentação”, ao mesmo tempo em que investiga a pintura a partir de materiais que prescindem do pincel, conferindo a sua produção um gestual muito próximo ao desenho e uma materialidade singular, como pode ser observado em “Circuito”.
Estudos para coreografia sem o uso da cabeça poderá ser visitada até o dia 1º de fevereiro de 2024 presencialmente na RV Cultura e Arte, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h; e de forma online, pelo site da galeria.
Com informações do Portal Alô Alô Bahia
Foto: Divulgação