Eclipse poderá ser visto em regiões do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Observatório Nacional transmitirá evento astronômico no YouTube.
Os brasileiros e brasileiras poderão visualizar o eclipse solar que ocorrerá neste sábado (14). O fenômeno terá visibilidade anular, ou seja, se apresentará em formato de “anel de fogo” decorrente da posição entre Lua, Terra e Sol. O eclipse poderá ser visto em alguns locais do Norte e Nordeste.
A anularidade poderá ser vista em regiões do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse anular. No restante do país, o fenômeno será visível parcialmente.
As capitais Natal, no Rio Grande do Norte, e João Pessoa, na Paraíba, são as únicas que estão no caminho da anularidade. O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, no entanto não pôde ser visto do Brasil. O próximo fenômeno ocorrerá em 2 de outubro de 2024.
O melhor horário para observar o eclipse em Salvador será a partir de 16h47 (horário de Brasília), mas cientistas advertem que não é recomendado olhar diretamente para o sol durante o evento, já que os raios solares podem causar danos permanentes à visão, é recomendado o uso de filtros e óculos de sol específicos para acompanhar o fenômeno astronômico.
Segundo especialistas, a exposição dos olhos aos raios solares pode causar sérios danos à retina, como queimaduras e destruição de células, e até cegueira. Outros sintomas relacionados à observação direta do sol são a perda da visão central, visão distorcida ou embaçada e manchas.
Com isso, em mente o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), transmite, a partir das 11h30 deste sábado (14) o eclipse ao vivo por meio do seu canal no YouTube. Para acompanhar o fenômeno com segurança e de forma remota, acesse a transmissão clicando aqui.
Com informações de CNN e TechTudo.