...

Portal UMBU

Lula vai assumir presidência do G20 na Índia

Presidente brasileiro vai assumir, simbolicamente, presidência do bloco, atualmente ocupada pelo primeiro-ministro indiano

Agendada para ocorrer nos dias 9 e 10 de setembro, a Cúpula do G20 vai reunir lideranças das 19 maiores economias do mundo e a União Europeia em Nova Déli, capital Índia. O presidente Lula embarca nesta quinta-feira (7), junto com a comitiva brasileira, após o desfile do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Lula assume a presidência do G20 no dia 1º de dezembro, encerrando a rotatividade do posto, que atualmente está sob a gestão indiana, com o primeiro-ministro do país, Narendra Modi. De acordo com informações da Agência Brasil, reuniões, grupos de trabalho e outras atividades estão sendo conduzidas em escala ministerial entre os países do bloco.

Conforme programação oficial da Cúpula do G20, estão previstas três sessões temáticas, que abordarão tópicos como desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas; e a ideia de emissão zero líquida de carbono, chamada de global net zero.

Além de questões ambientais, as lideranças internacionais devem ter encontros bilaterais e pautar ainda temas como crescimento inclusivo; cumprimento de metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); saúde, educação, infraestrutura, transformações tecnológicas, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego.

A transferência da presidência do G20 contará com uma cerimônia simbólica entre o primeiro-ministro indiano, Modi, e o presidente Lula, que deve se pronunciar na abertura e no encerramento da cúpula, apresentando as prioridades e os desafios de sua gestão no bloco a partir de dezembro. A presidência brasileira no G20 se encerrará no fim de 2024.

Na última sexta-feira (1º/9), durante visita a obras no Rio Grande do Norte, Lula afirmou que o combate às diversas desigualdades sociais deve nortear sua participação na cúpula.

“Eu vou lá para discutir com eles uma coisa que me incomoda, eu quero discutir a desigualdade. A desigualdade de gênero, a desigualdade racial, a desigualdade no tratamento da saúde, no salário, a desigualdade de uma pessoa que come 20 vezes por dia e a outra que fica 20 dias sem comer”, afirmou.

O próximo encontro do G20 acontece em 2024, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

Foto: Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo