O objetivo é que soteropolitanos e turistas visitem o local, e que escolas usem a exposição, que será permanente, para passeios escolares e visitas estudantis
A prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (17) o Pavilhão 2 de Julho. O local onde ficam os carros do Caboclo e da Cabocla, foi transformado em um memorial da Independência do Brasil na Bahia.
O espaço conta a história das batalhas e dos heróis que lutaram pela conquista de Salvador e pela expulsão das tropas portuguesas. O memorial já está aberto ao público.
O prédio não é tombado e nem está em área tombada, no entanto, segundo a prefeitura, o projeto visa salvaguardar a riqueza histórica, arquitetônica e artística da estrutura. O objetivo é que soteropolitanos e turistas visitem o local, e que escolas usem a exposição, que será permanente, para passeios escolares e visitas estudantis.
Antes, o espaço era um grande salão cercado por quatro paredes. A prefeitura então resolveu aproveitar a altura do pé direito, a distância do chão até o teto, para construir três níveis de mezanino onde são contadas as histórias das batalhas e dos principais personagens da Independência. Os carros do Caboclo e da Cabocla receberam um local especial no centro do edifício.
“Aqui há um resgate da nossa história, dessa data tão importante. A história é contada desde as primeiras batalhas. Sem sombra de dúvidas, essa iniciativa vai enaltecer mais essa data, que nos inspira, e agora vai se perpetuar entre as gerações”, explicou o prefeito Bruno Reis (União Brasil).
Além da restauração do Pavilhão e da inauguração do Memorial, houve ainda uma requalificação do Largo da Lapinha.
Nos próximos dois meses as visitas são exclusivas para grupos estudantis e devem ser realizadas por meio de agendamento no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Depois, o Memorial estará aberta para o público em geral. O ingresso será R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).



