Durante o diálogo, educadores falaram sobre a relação da educação com a comunicação e muito mais!
Na manhã desta sexta-feira (7), o Colóquio FLICA (Festa Literária Internacional de Cachoeira) reuniu um timaço de feras no auditório da Fundação Hansen Bahia (FHB).
A mesa reuniu nomes como os professores Ivan Siqueira (ex-membro do Conselho Nacional de Educação e do Mercosul Educacional) e Adriano Sampaio (Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas), e contou com mediação de Mirtes Santa Rosa. O tema abordado foi “Educação, Comunicação e Produção Cultural”.
Durante o diálogo, os educadores falaram sobre a relação da educação com a comunicação; a presença da arte na comunidade e, consequentemente, no próprio ser humano; e como a população se conecta com a atual comunicação.
Além disso, os professores enfatizaram sobre os novos desafios enfrentados pelas festas e feiras literárias por conta da cultura digital, já que o celular virou o atual “amor tático” e como lidar com a ansiedade dos dias atuais.
O problema, destacado durante o encontro, é o excesso da utilização desses dispositivos eletrônicos e o desafio de resgatar o contato face a face.
Mais de 50 alunos do Colégio Quilombola da Bacia do Iguape, localizado no distrito de Santigo do Iguape, em Cachoeira, participaram do encontro juntamente com convidados e visitantes.
Prestigiaram o evento, Ilka Danusa e Amando Lima – representantes da área de Responsabilidade Social e Relacionamento Comunitário da ACELEN.
O Colóquio FLICA está patrocinado pela ACELEN, através do FAZCULTURA (Governo do Estado da Bahia).
Tarde
O tema “Diálogos Flica” tomou conta da tarde desta sexta-feira (7), no Colóquio FLICA, que reuniu as professoras Luciana Brito, que desenvolve pesquisas sobre escravidão, abolição e relações raciais no Brasil e Estados Unidos; e Mírian Sumica, diretora geral do Campus dos Malês da UNILAB, em São Francisco do Conde. A mediação ficou por conta da Jornalista e Mestre em Cultura e Sociedade, Camilla França.
Durante o encontro, foi feito o diálogo sobre o processo de construção e criação de festas e feiras literárias do tamanho da FLICA que é a maior do Norte/Nordeste; quais os maiores desafios enfrentados pela curadoria e como atrair um público tão diverso, tão próximo e que compõe o território do Recôncavo e Nacional.
O evento
A FLICA 2023 conta com uma curadoria coletiva formada por Mirian Sumica, Luciana Brito, Jocivaldo dos Anjos e Clara Amorim (Duca).
O evento abordará o tema “Poéticas Afro-indígenas no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”.
A 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira será realizada de 26 a 29 de outubro de 2023.