Em entrevista, a Gerente de Eventos da Livraria LDM conta um pouco mais sobre as ações
Um clube do livro é uma reunião de alguns leitores para ler determinado título e em grupo. Além disso, a maioria possuem bate-papos e discussoões sobre os capítulos, personagens e o desenrolar da trama escolhida.
Existente nas modalidades presenciais e online, os clubes do livro possuem dinâmicas diferentes a depender do que se propõem. Em alguns, fica acertado das leituras acontecerem durante os encontros, já em outros casos, a ideia é que os paticipantes cheguem para a reunião já com o livro terminado para as dicussões.
Em Salvador, uma das livrarias pioneiras no quesito é a Livraria LDM. Em entrevista, Luana Maldonado, Gerente de Eventos da LDM, contou que atualmente, além dos dois clubes oficiais da livraria – Clube do Livro da LDM do Bela Vista e o Clube do Livro da LDM do Paseo – eles também apoiam outros dois que acontecem no espaço.
”Nós também apoiamos e recebemos o Clube Lendo a Bahia e o Clube do Livro Grupo Autêntica”, disse Luana
O Clube Lendo a Bahia, com Curadoria de Lorena Ribeiro, teve inicio em 2019 na antiga Livraria Cultura do Salvador Shopping. Anteriormente, com nome de Clube de Leitura Passos entre Linhas, o clube tinha o intuito de incentivar o consumo de livros produzidos por autores negros.
Atualmente, com encontros bimestrais, o Clube Lendo a Bahia é voltado para o consumo de livro de autores bainos.
Já o Clube do Livro Grupo Autêntica é voltado para a leitura dos livros publicados pelo selo. A iniciativa acontece em diversas cidades do país como Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Para acompanhar o livro do momento, o dia e a livraria da sua cidade que recebe o clube basta acessar o perfil no Instagram do clube @clubedolivroautentica.
Em 2023, a LDM passou a sediar essas iniciativas com o intuito de colaborar com a difusão da literatura, fomentar o hábito da leitura na comunidade de Salvador e atrair mais clientes em potencial para as lojas.
Segundo Luana, os encontros começaram a ser feitos na LDM em 2022 e tem colcaborado cada vez mais com o incentivo a leitura.
“O clube do Bela Vista possui curadoria e mediação feitas pela escritora Mariana Paiva, que indica obras de autores contemporâneos de diversas nacionalidades. O do Paseo Itaigara tem curadoria e mediação realizada pelo nosso livreiro Heider Oliveira, que sempre busca indicar obras de diferentes países, trazendo para a discussão o contexto daquela cultura e da época em que foi escrito. Ambos resultam em discussões ricas, que ampliam nossa visão de mundo”, conta.
Para participar das reuniões, basta acompanhar a divulgação do livro escolhido, através das redes sociais da LDM, e comparecer ao encontro. A sessão do Bela Vista acontece toda 1ª terça-feira do mês, às 19h, e a do Paseo, todo 2º sábado do mês, às 16h.
Questionada sobre a importância desses eventos, Luana disse acreditar que os clubes acabam incentivando as pessoas a lerem as obras que serão discutidas em cada encontro e que isso colabora com o hábito e o incentivo a leitura.
“Conversar em grupo sobre um livro é uma experiência fantástica que ajuda a ampliar nossa visão da obra e do mundo, através das vivências individuais de cada um ali presente”, refletiu.
Outros clubes do Livro em Salvador
Além dos clubes do livro da LDM, Salvador também conta com o clube Caldeirão de Livros, com curadoria de Gabriele Carvalho, Renata Pinheiro e Mandy Morbeck. Os encontros são bimestrais e acontecem na Livraria Leitura do Shopping da Bahia.
O clube Leia Mulheres, voltado para o consumo de livros escritos por mulheres, acontece no Museu de Arte Moderna da Bahia com encontros mensais.