...

Portal UMBU

Xênia França vence Grammy Latino 2023 por “Em Nome da Estrela”; Martinho da Vila, Gaby Amarantos e Marília Mendonça também foram premiados

Premiação foi entregue nesta quinta-feira (16) na Espanha

A 24ª edição do Grammy Latino foi realizada nesta quinta-feira (16), em Sevilha, na Espanha, e premiou artistas do Brasil em oito categorias específicas para trabalhos em língua portuguesa. Entre eles figurou a cantora Xênia França, natural de Candeias, na Bahia, que levou para casa o troféu pelo Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa pelo trabalho no disco ‘Em Nome da Estrela’.

O álbum, lançado em 2022, é o segundo da carreira de Xênia e dedicado à sua espiritualidade e religiosidade. Em seu discurso de agradecimento, a artista do Recôncavo Baiano agradeceu aos orixás.

“Obrigada à Academia, obrigada a todos. Gostaria de começar agradecendo aos meus orixás Exu, Oxum, Laroyê, Orayeyê, à minha família, aos meus pais. Gostaria de dedicar este prêmio a toda a música brasileira e a todos os que acreditam nela. Gostaria de dedicar aos meus produtores. Como eu queria isso! Obrigada, obrigada, obrigada. Eu vim em nome da estrela!”

Xênia França já tinha sido indicada ao Grammy Latino em 2018, com a música ‘Pra Que Me Chamas?’, na mesma categoria que lhe rendeu sua primeira premiação na edição de 2023.

Nas redes sociais, a cantora também celebrou o reconhecimento pela obra. “Obrigada a música, a vida, obrigada universo. Tô muito emocionada. Não sei o que dizer agora, vou agradecer a tudo e a todos. Obrigada pela egrégora de amor e torcida minha gente.”

Além de Xênia, Gaby Amarantos também levou um troféu para casa. A cantora paraense ganhou na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com ‘Tecnoshow’, que mistura ritmos brega e eletrônico. De acordo com a Agência Brasil, foi a terceira indicação da cantora.

No discurso de agradecimento, ela dedicou o prêmio às mulheres negras, da Amazônia e da periferia.

“Eu sou uma artista da Amazônia, da Floresta Amazônica do Brasil. E faço música da periferia negra de Belém do Pará. Quero agradecer, sou uma artista independente. Estou há 20 anos trabalhando com esse estilo. Recebo com muita honra, alegria esse prêmio reconhecendo a música como música de raízes brasileira. Viva o tecnobrega!”, disse.

Também foi destaque o prêmio póstumo a Marília Mendonça na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, por Decretos Reais, lançado em maio deste ano. A cantora morreu em novembro de 2021, em um acidente aéreo.

A banda de rap e rock Planet Hemp levou dois gramofones nas categorias: melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa e melhor interpretação urbana em língua portuguesa.

Veja abaixo a lista dos brasileiros vencedores do Grammy Latino 2023:

Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa – Xênia França – Em nome da Estrela

Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa – Planet Hemp – Jardineiros

Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa – Planet Hemp e Criolo – Distopia

Melhor Álbum de Samba/Pagode – Martinho da Vila – Negra Ópera

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira – João Donato – Serotonina

Melhor Álbum de Música Sertaneja – Marília Mendonça – Decretos Reais

Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa – Gaby Amarantos – Tecnoshow

Melhor Canção em Língua Portuguesa – Tiago Iorc e Duda Rodrigues – Tudo O que A Fé pode Tocar

Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa – Eli Soares – Nós

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo