...

Portal UMBU

WeCancer aposta em tecnologia gratuita para salvar vidas fora dos grandes centros

Viviane Xavier | Foto: Arquivo WeCancer

A healthtech WeCancer, em parceria com a Astellas, assina o novo projeto “Cuidado que atravessa distâncias”, levando cuidados às pessoas do Norte e Nordeste em tratamento oncológico, fora dos grandes centros urbanos.

A parcela de brasileiros que luta por acesso e equidade no “tratamento” contra o câncer no estômago, especialmente em regiões de acesso limitado à saúde, passa a contar com um facilitador digital e gratuito: o aplicativo Cecí, criado pela WeCancer.

A partir do próximo dia 4 de setembro, o app oferecerá, gratuitamente aos pacientes com câncer de estômago e as famílias de todo o Norte e Nordeste do país, suporte multidisciplinar digital completo com nutricionistas, psicólogos e profissionais de enfermagem.

O novo marco da healthtech WeCancer, em parceria com a Astellas, dá início ao projeto “Cuidado que Atravessa Distâncias”, que será apresentado no Hub LightHouse, no bairro do Costa Azul, em Salvador, dia 4 de setembro, a partir das 18h30.

Atuando como ‘facilitador’ para comunidades inteiras, que estão distantes dos serviços especializados ou sob influência de fatores socioeconômicos, a nova iniciativa da Cecí atua com foco no acompanhamento profissional em tempo real, tudo de forma simples, intuitiva e na palma da mão, levando cuidado aonde quer que o paciente esteja.

A ferramenta chega ao auxílio urgente de 7,4 mil pacientes diagnosticados com câncer gástrico (estômago), sendo 5,6 mil homens e mulheres distribuídos pela região Nordeste, além de 1,8 mil da região Norte, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Enfrentar as ‘barreiras de acesso’ e os ‘recursos limitados’ no cuidado oncológico qualificado é um caminho árduo para pacientes com câncer nessas regiões. Em um cenário marcado pelo diagnóstico tardio (70% já em estágio avançado), grande parte dos pacientes ainda precisa enfrentar viagens longas e desconfortáveis para chegar até o hospital.

Nesse cenário, estima-se que entre 50% a 80% dos brasileiros precisam viajar para fora da cidade, à fim de receber os cuidados médicos, gerando custos excessivos entre familiares, perda da qualidade de vida e insegurança psicológica.

Nos casos de pacientes diagnosticados com câncer, a cena é ainda mais agravante. Segundo a Fiocruz, mais da metade dos pacientes com câncer no Brasil percorrem, em média, 187 km em busca de atendimento, sendo que na região Norte o percurso pode chegar até 2 mil quilômetros de distância.

Atuando no cerne do problema, a Cecí redesenha e facilita o percurso de acesso aos serviços de saúde, expandindo à cartela profissional para além do oncologista.

Como muitas vezes às viagens são bate-volta, por não ter parentes ou moradias próximas no centro, os pacientes acabam retornando ao lar sem completar às passagens necessárias por nutricionistas e psicólogos.

Criando uma ponte para o futuro democratizado e humanizado na oncologia, o founder e Co-CEO da WeCancer, César Filho, explica que o app Cecí promove um atendimento gratuito e especializado para tratar e sanar dúvidas, gerando, em contrapartida, qualidade de vida, afeto e proximidade com às necessidades das comunidades mais vulneráveis.

“Quando a distância vira barreira, nosso papel é encurtar o caminho com tecnologia simples e sem custo para o paciente. Esse novo projeto, ‘Cuidado que atravessa distâncias’, é sobre levar zelo e acolhimento aos sertões do Brasil; um suporte especializado para pessoas que têm câncer no estômago; e pertinho delas, na tela do celular”, explica César, que integra o ‘MIT Innovator Under 35’.

Disponibilizando o cadastro para pacientes ou cuidadores (familiares e profissionais), via app ou Whatsapp, os inscritos na plataforma têm acesso às seguintes funcionalidades: mapeamento e histórico médico; planos individuais de cuidado para acompanhamento profissional multidisciplinar remoto; atendimento via chat do app ou whatsapp para sanar dúvidas, durante o horário comercial; diário digital de sintomas; automação de lembretes sobre medicações e consultas; além de conteúdos exclusivos sobre nutrição, saúde emocional e autocuidado.

Atuando nos 5 pilares da saúde, no campus físico, mental, espiritual, emocional e financeiro, o app ainda conta com aulas semanais de ioga e meditação, oficinas práticas de receitas, rodas de conversa online e, ainda, a “Comunidade Cecí”, um grupo de troca entre pacientes.

Passo a passo:

  • Cadastro no Cecí (app ou WhatsApp)
    Você cria sua conta e valida seus dados para iniciar o acompanhamento.
  • Teleconsulta inicial de enfermagem (onboarding): Primeira consulta para entender histórico clínico, tratamento e objetivos. A enfermeira passa a atuar como health coach do paciente.
  • Plano individual de cuidado: Definimos metas, rotinas e alertas personalizados, com reavaliações periódicas.
  • Diário de sintoma: Registre como está se sentindo; isso orienta o time a priorizar sintomas e agir mais rápido.
  • Módulos de medicação e consultas: Organize tudo em um só lugar, com lembretes automáticos para não perder horários nem compromissos.
  • Conteúdos curados por especialistas: Informações confiáveis e práticas, no momento certo, para decisões mais seguras no dia a dia.
  • Chat com a equipe Cecí (horário comercial): Canal direto para dúvidas e orientações com a equipe de saúde.
  • Acompanhamento multiprofissional contínuo (Nutrição e Psicologia)

SERVIÇO

[Lançamento do projeto “Cuidado que atravessa distâncias”]

Quando: 4 de setembro, quinta-feira
Onde: Hub LightHouse, Costa Azul.
Horário: a partir das 18h30

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo