Unindo teatro, música, literatura e cinema, o evento promete celebrar a língua portuguesa e agitar a capital baiana entre os dias 03 e 05 de maio

De acordo com o Instituto Camões (2022), a língua portuguesa é a quarta língua materna mais falada no mundo. Isso significa que entre 260 e 300 milhões de pessoas têm o idioma como oficial, representando cerca de 3,7% da população mundial.
Para comemorar a sua expansão e intercâmbio entre os povos, o “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa” chega em sua 2ª edição com dois encontros distintos, em maio e outubro de 2025, realizando o seu primeiro momento durante os dias 03, 04 e 05 de maio, com uma programação diversa, gratuita e que acontecerá entre o Gabinete Português de Leitura e o Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador.
“O Viva a Língua” será uma grande celebração da língua portuguesa, onde o público poderá conferir o idioma em suas diferentes formas de falar, seja com o português do Brasil, (América Latina), o português de Portugal (Europa) e o português de Moçambique (África), tudo estará interligado, entre as apresentações, a ativação dos espaços e também através da arte”, ressalta Ricardo Duarte, organizador do evento.
Cronograma de atividades
Teatro – “Minha pátria é a minha língua”. É parafraseando o poeta e escritor português Fernando Pessoa que acontece o primeiro dia da programação do festival “Viva a Língua”, no dia 03 de maio, às 17h, no Gabinete Português de Leitura (Praça da Piedade), com a apresentação da peça “Fernando Pessoa – O Espetáculo”, que completa 30 anos da sua estreia e apresentará a poesia de um dos maiores escritores da língua portuguesa, através do teatro.
Literatura – No dia 04 de maio (domingo), às 14h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, acontecerá uma roda de conversa com nomes incontestáveis da literatura: o premiado escritor português Valter Hugo Mãe; a escritora moçambicana Vera Duarte – que na ocasião, irá lançar o seu livro “A Vénus Crioula” – e a escritora baiana Lívia Natália. “É com muita alegria e satisfação que vou à Bahia, terra de Zumbi do Palmares, para participar do Festival da Língua Portuguesa e poder falar da língua portuguesa”, diz Vera Duarte.
Música – Ainda no dia 04 de maio, às 18h, na Barroquinha, após a roda de conversa entre os autores, o cantor baiano, Lazzo Matumbi, se apresentará com o show “Lazzo Canta Melodia”. O repertório, composto majoritariamente por canções de Luiz Melodia, traz “Juventude Transviada”, “Surra de Chicote”, “Ébano”, “Negro Gato”, “Estácio Hollyday Estácio” e outros tantos sucessos reinterpretados de modo particular, com arranjos refeitos e assinados pelo próprio Lazzo e um show com a banda completa. “Será uma alegria participar desse festival que exalta a nossa língua mãe”
Cinema – No dia 05 de maio, no Gabinete Português de Leitura, ao longo do dia, acontecerá o último dia de programação com uma mostra de cinema em Língua Portuguesa, oriundos de vários países como o Brasil, Portugal e Cabo Verde e com a presença de um dos autores das películas que irá dialogar com o presente. Uma junção perfeita entre a sétima arte, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e o local escolhido. “Vamos ativar um espaço nobre onde a língua está muito viva, que é o Gabinete Português de Leitura”, reforça o organizador do Viva a Língua, Ricardo Duarte.
Encerramento – Fechando a programação de atividades, ainda no dia 05 de maio, às 18h, será realizada uma apresentação da Camerata Quadro Solar, que faz parte da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e que irá trazer o melhor da música clássica e erudita para o público presente, apresentando obras de alguns compositores de língua Portuguesa.
O “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa” é um projeto via programa de isenção fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Serviço:
“Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa”
Quando: De 03 a 05 de maio
Onde: Espaço da Barroquinha e Gabinete Português de Leitura
Quanto: Ingressos gratuitos, obedecendo à ordem de chegada ao local e sujeito à lotação permitida pelo espaço;
Realização: Baiano Eventos via programa de isenção fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM).