...

Portal UMBU

Viradouro é a escola de samba campeã do Carnaval 2024

Vermelha e Branca de Niterói apresentou Dangbé, a mítica cobra cultuada no Noroeste da África

Foto: Bruna Prado

A escola de samba UNidos da Viradouro é a grande campeã do carnaval 2024 do Rio de Janeiro A Vermelha e Branca de Niterói mostrou as serpentes que são objeto de culto na tradição africana. Em “Arroboboi, Dangbé”, o enredo pedia proteção à grande cobra mítica.

Para diversos sistemas de crenças, como o da nação jeje, o réptil tem poderes de regeneração, vida, transformação e recomeço.

A Viradouro, a última das 12 escolas a desfilar, já na manhã de terça-feira (13), também detalhou as crenças voduns de povos africanos e na força das mulheres da Costa da Mina, uma poderosa irmandade de guerreiras. Essas guardiãs foram protagonistas do filme “A mulher-rei”, com Viola Davis.

Este é o 3º título da Viradouro, todos no Sambódromo:

Trevas! Luz! A Explosão do Universo (1997)

Viradouro de Alma Lavada (2020)

Arroboboi, Dangbé (2024)

A agremiação do Barreto liderou a apuração de ponta a ponta e, nas notas válidas, gabaritou os quesitos. Terminou com 270 pontos, ou 100% de aproveitamento entre os pontos possíveis. A vice, a Imperatriz Leopoldinense, ficou 7 décimos atrás, com 269,3.

A Viradouro só tirou 3 notas diferentes de 10, todas descartadas, segundo o regulamento: 9,9 em alegorias, 9,9 em mestre-sala e porta-bandeira e 9,9 em enredo.

Acadêmicos do Grande Rio ficou colada na Viradouro e dividiu a 1ª posição até metade da apuração, mas começou a perder décimos em sequência e terminou em 3º, atrás da Imperatriz.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo