O levantamento é realizado a partir de dados enviados por 117 editoras de todo o país e considera apenas livros impressos
A venda de livros no Brasil em 2023 caiu 8% em relação ao ano de 2022, e o faturamento do setor reduziu 5,1%, conforme a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro 2024, divulgada nesta quarta-feira (22). O levantamento é realizado a partir de dados enviados por 117 editoras de todo o país e considera apenas livros impressos.
Realizada pela Nielsen Book Data e encomendada pelo SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), a pesquisa avalia as vendas do setor ao mercado em geral e ao governo – que realiza compra de livros para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. As vendas ao governo subiram 23,1% na comparação com 2022.
4,5% aumento da venda de livros religiosos em 2023, segundo a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro 2024.
O preço médio dos títulos vendidos no mercado brasileiro subiu 7,9%, de acordo com a pesquisa, uma maneira encontrada pelos editores para compensar o mau desempenho, como relatou o jornal Folha de S.Paulo. A coordenadora da pesquisa afirmou ao jornal que essa tendência não é de longo prazo e, desde 2006, os preços dos livros caíram 36%.
A pesquisa mostra ainda que as livrarias virtuais foram responsáveis por 32,5% do faturamento do setor, e as lojas físicas, por 28%, registrou o jornal O Estado de S. Paulo. Sites próprios e marketplaces ganharam mais importância e representaram 7,5% do faturamento.
Quem precisa de uma força e de ideias de títulos, pode buscar recomendações qualificadas na seção Favoritos do Nexo, que convida escritores, autores e pesquisadores das mais diversas áreas para indicar seus títulos preferidos. Uma indicação recente é a da jornalista e escritora Vanessa Barbara, que listou 5 obras que falam sobre depressão e transtornos mentais.
Fonte: Nexo Jornal