
O Vaticano anunciou, no começo da tarde desta quinta-feira (8): “Habemus Papam!”. A escolha do novo Papa foi comunicada pela tradicional e esperada fumaça branca apenas um dia depois do começo do conclave, na quarta-feira (7).
Em vídeo publicado na rede social X, antigo Twitter, é possível ver a fumaça branca saindo da chaminé na Capela Sistina, enquanto os fiéis na Praça de São Pedro comemoram a decisão. O sucessor de Francisco deve ser conhecido em instantes.
Habemus Papam! pic.twitter.com/dj93LBznB1
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 8, 2025
Os sinos da Basílica de São Pedro estão tocando para dar as boas-vindas à notícia da eleição de um novo papa, cuja identidade deve ser revelada em breve, após pronunciamento do cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, diretamente da varanda central do santuário.
O novo pontífice deve aparecer para a multidão na Praça de São Pedro e fazer uma primeira oração. Em cerca de quatro a cinco dias deve ser feita a primeira missa do novo papa.
Duração
O papa que substituirá Francisco I foi eleito entre 133 cardeais, dos quais 108 foram escolhidos pelo próprio pontífice falecido em 21 de abril deste ano. O novo líder da Igreja Católico foi escolhido em um dos quatro conclaves mais rápido da história, em quatro rodadas de votação, assim como o de 2005, que elegeu Bento XVI, antecessor de Francisco, em 20 de abril, apenas um dia depois de sua abertura.
Em primeiro, lugar como conclave mais curto da história, está o que elegeu Júlio II, em 1503, com apenas 10 horas de duração, o mesmo tempo da votação que tornou Pio XII o papa em 1939. A votação ocorreu entre 1º e 2 de março daquele ano.