...

Portal UMBU

Bruno Reis é “mizerê” mesmo, hein?

Cenário político de Salvador e do estado da Bahia são analisados com descontração, mas sem perder a oportunidade de fazer valer o gostinho agridoce de seu fruto preferido

Ana Paula de volta ao páreo

Eis que a vice-prefeita Ana Paula reapareceu na TV Bahia na manhã desta quinta-feira. Depois de um bom tempo na geladeira, a também secretária municipal da Saúde voltou aos holofotes da afiliada da Globo para falar sobre a dengue. Nos bastidores, há quem diga que o reaparecimento de Ana Paula tenha sido uma sinalização do União Brasil ao PDT, que está desesperado para se manter na vice de Bruno Reis nas eleições deste ano. 

Calabar Nutella

Enquanto a atual (e quem sabe futura) vice-prefeita concedia entrevista à TV Bahia, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz estava em uma rádio apontando que a diferença entre ACM Neto e Bruno Reis é que o atual prefeito da capital baiana passou por dificuldades e por isso entende o povo. “Çei”… O que o edil esqueceu de dizer é que o tal “Pivete do Calabar” viveu no “Calabar Nutella”, ali na divisa com Ondina, bem distante do “Calabar Raiz”, onde as pessoas, de fato, enfrentam dificuldade até os dias de hoje.

Lava-jato 

Mas como ele é “mizerê” mesmo, Bruno Reis continua apelando nas redes sociais. Depois de publicar vídeo literalmente de boca aberta, cuidando dos dentes durante a entrega de um posto odontológico, o prefeito de Salvador resolveu lavar um carro durante a inauguração dos novos lava-jatos, dessa vez em outros limites geográficos de Salvador, no Curralinho. Como ele é espontâneo, gente!

Tio do zap

Outro que anda passando do ponto nas redes sociais é o ex (e futuro) prefeito de Feira de Santana. José Ronaldo nem precisa estar em rede social para ser eleito. O homem é uma lenda em Feira, mas prefere passar vergonha no crédito e no débito. 

Aqui Jaz Marcelo Nilo

Por falar na velha guarda da política baiana, esta semana a Bahia se despediu – em vida – do ex-deputado estadual e federal Marcelo Nilo, aquele que, um dia, achou que seria presidente eterno da Assembleia Legislativa da Bahia. Depois que roeu a corda e se desgarrou do grupo que governa o estado, Nilo foi ladeira abaixo. Esta semana, foi derrotado na disputa pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pendurou as chuteiras. Os baianos e baianas agradecem. 

Disputa por Davi 

O vereador Tiago Ferreira (PT) pretende condecorar o soteropolitano Davi Brito com a medalha Zumbi dos Palmares, honraria dada pela Câmara Municipal de Salvador para personalidades que combatem o racismo na capital. Uma indicação clara que políticos, com e sem mandato, vão assediar o participante do Big Brother Brasil para alcançar objetivos eleitorais. Com mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais, Davi tem o potencial de lotar qualquer agenda política, principalmente em seu território, Cajacity. Mas você já pensou se o ex-motorista de aplicativo tiver um dedinho de vocação política e resolver se candidatar a vereador? Aí é que o bicho vai pegar…

Tudo para Marta 

Por falar em disputa pela Câmara Municipal de Salvador, vereadores com mandato e pré-candidatos da base de Jerônimo Rodrigues têm reclamado da atuação da vereadora Marta Rodrigues nos bastidores da política soteropolitana. Aproveitando o fato de ser bem relacionada no palácio de Ondina, ela estaria pressionando lideranças comunitárias ligadas a outros vereadores para caminharem ao seu lado nas eleições de outubro. O incômodo é geral. 

Marta fiadora de Paulo Rangel 

A escolha do deputado estadual Paulo Rangel para o TCM também teria o dedo de Marta Rodrigues. Com a ida de Rangel para o Tribunal de Contas do Município, o primeiro suplente Marcelino Galo assume a cadeira na Assembleia Legislativa e abre mão da sua candidatura à Câmara Municipal. No jogo jogado e combinado, Marta ficou com os votos de Marcelino Galo e com as lideranças de Paulo Rangel na capital baiana. Uma articulação que ajuda bastante a sua permanência. Aguardemos a abertura das urnas.

PC do quê?

Alguém viu o PCdoB por aí? A vitória de Paulo Rangel (PT) na disputa pelo TCM foi tão óbvia quanto a postura do PCdoB diante da estratégia “tratorista” adotada pelo governo. Tudo que o partido comunista tem a oferecer aos baianos é o “amém” para as ordens do PT. 

Maria segue na Funarte

Marta Rodrigues também deve disputar os votos da vereadora licenciada Maria Marighella, que bateu o martelo e não será candidata à reeleição nas eleições deste ano. A atual presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) foi eleita pelo “voto de opinião” e teve o apoio da classe artística soteropolitana. A transferência dos votos de Maria para outra candidatura não será automática, por se tratarem de eleitores mais exigentes e críticos. No entanto, um apoio declarado de Maria a uma candidatura à Câmara já seria um grande estímulo aos seus eleitores.

Cultura viajando

E não é que os dois secretários mais midiáticos e performáticos dos dois lados estão viajando? Enquanto o municipal está em terras espanholas, o do estado está na 4ª Conferência Nacional da Cultura. Espero que entre holofotes e curtidas, alguém engaje bem pela #economiacriativa e pela #culturapopular.

Michele Bolsonaro

O casal mais querido da direita brasileira desembarca em Salvador nesta sexta-feira (8). Michele e Jair Bolsonaro estão totalmente sintonizados com o eleitorado conservador e acertam na estratégia política ao percorrer o Brasil. Nos bastidores, é dado como certa a candidatura dela à presidência da República em 2026 e é preciso reconhecer que a comunicação do casal tem acertado em cheio o coração dos bolsonaristas. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, já mandou avisar que não vai abrir mão de sua reeleição para concorrer ao Palácio do Planalto contra Lula. Espero que não subestimem Michele, porque ela está se preparando e vai dar trabalho.

Zerado

Enquanto Luiz Caetano nada de braçada na disputa pela Prefeitura de Camaçari, Geraldo Junior continua nos parecendo que anda sem uma estratégia definida para vir pro front em Salvador. Talvez tudo isso tenha uma explicação: Geraldo Júnior é um pré-candidato que não está com muitos reais para investir. Se ele achou que o apoio do governador Jerônimo Rodrigues seria suficiente para tocar sua pré-campanha, a essa altura do campeonato, com certeza, já percebeu que nesse angu tem caroço.

Cadê o TRE?

Luiz Caetano, secretário estadual de Relações Institucionais, escorregou no lançamento de sua pré-candidatura à Prefeitura de Camaçari. A camisa que ele usou no evento partidário tinha o nome da cidade, que ele pretende governar pela terceira vez, e as marcas INSTITUCIONAIS do Governo do Estado e do Governo Federal. O evento foi um sucesso de público e de crítica, mas parece que todo mundo fez vistas grossas para a derrapada jurídica.

Arena Multiuso x TCA

O valor das obras de modernização e requalificação do Teatro Castro Alves foi alvo de comentários maldosos de alguns “formadores de opinião” na última semana. De fato, R$148 milhões para nós, pobres mortais, é muito dinheiro, mas é preciso ter algo concreto ou um indício muito forte de irregularidade para motivar insinuações sobre a legalidade do processo licitatório do projeto… Ou fica parecendo que os questionamentos não têm motivação jornalística. A Prefeitura de Salvador, por exemplo, está investindo R$300 milhões na construção da Arena Multiuso e os tais “formadores de opinião” não questionaram o custo. Mas é aquela coisa, até hoje ninguém sabe o valor real das obras ali na orla de Pituaçu e Patamares.

Homenagem reversa

O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro) aproveitou muito bem a semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Só que não. Em post nas redes sociais, a entidade publicou foto de uma reunião com o secretário estadual da Comunicação e escancarou a falta de representatividade feminina no encontro. Treze pessoas participaram da agenda institucional. A única que ficou de fora da foto, pasmem, foi a mulher que segundo a legenda participou do encontro.

Zero transparência

Por falar em publicidade, alguém sabe como foi o processo licitatório para exploração dos mobiliários urbanos da cidade de Salvador? Anúncio gigante no meio da rua só pra dizer que é porreta, né? Transparência ativa que é bom, nada!

Cidade suja 

Em 2006, a cidade de São Paulo proibiu outdoors, front lights, busdoors e painéis. A Lei Cidade Limpa, como foi batizada à época, tem quase 20 anos e teve como objetivo combater a poluição visual, até então, uma característica forte da maior cidade brasileira. De 2006 pra cá, Salvador caminhou no sentido contrário. A Prefeitura Municipal é o maior anunciante da cidade e entupiu as grandes avenidas com placas gigantescas de publicidade. Sem falar das centenas de galhardetes pendurados nos postes desde o começo de janeiro. Fala com quem pra dizer que o Carnaval acabou e que já podem ser retirados?

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo