...

Portal UMBU

Um em cada quatro candidatos mudou de cor entre as eleições de 2020 e 2024

Mudança envolve a nova cota eleitoral para candidatos negros

Foto: Divulgação.

Aparentemente, muitos candidatos às eleições no Brasil estão enfrentando uma forte crise de identidade. Segundo levantamento da Folha de S.Paulo, ao menos 42 mil postulantes a uma vaga no legislativo mudaram a declaração de cor do pleito de 2020 para o de 2024.

Com isso, cerca de um em cada quatro candidatos alteraram sua declaração. A grande maioria mudou de branco para pardo. Vale lembrar que essa mudança possibilita que o candidato usufrua da cota eleitoral para candidatos negros, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cota eleitoral para candidatos negros foi estabelecida pela primeira vez em 2022, determinando que pretos e pardos deveriam receber 50% da verba eleitoral de R$ 5 bilhões. No entanto, a maioria dos partidos descumpriu essa regra.

Diante disso, o Congresso reduziu a destinação de verbas para 30%. Os partidos terão que cumprir essa nova regra para evitar punições futuras.

Movimento reverso no estado:

Na Bahia, a autodeclaração de cor já gerou muita polêmica, como no caso de ACM Neto (União), que se declarou pardo. Sua declaração, porém, não foi bem recebida e virou motivo de chacota para o grande público.

Neste ano, os candidatos estão mais cautelosos. Foi o caso de Geraldo Jr. (MDB), que havia se autodeclarado pardo em 2022, quando foi eleito vice-governador, e agora se identifica como branco. O prefeito de Salvador Bruno Reis (União) também seguiu o mesmo caminho, realizando a mudança em sua declaração.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo