
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiu suspender medidas rígidas de contenção de gastos adotadas desde o início do ano, após o Ministério da Educação (MEC) anunciar a liberação de recursos.
A UFBA adotou essas ações com base na Portaria 102/2025, elaborada para enfrentar a grave escassez de recursos enfrentada pelas instituições federais de ensino superior.
Durante encontro realizado na terça-feira (27), o ministro Camilo Santana apresentou ações para minimizar a crise orçamentária, entre elas a recomposição de R$ 400 milhões, equivalendo à diferença entre a proposta orçamentária original e o valor aprovado pelo Congresso. O governo também retirou as universidades do limite mensal de execução de 1/18 do orçamento, retomando, a partir de junho, a liberação de 1/12 por mês.
Outro ponto destacado foi a normalização dos repasses financeiros atrasados até maio. Com base nessas medidas, a UFBA anunciou, por meio de nota oficial nesta quarta-feira (28), a suspensão do caráter obrigatório da portaria interna que restringia gastos.
Entre as medidas previstas na portaria, estavam o funcionamento de apenas um elevador por prédio (com exceções para transporte de macas ou pessoas com mobilidade reduzida), a suspensão do uso de ar-condicionado em salas de aula com janelas, restrições ao funcionamento de aparelhos em unidades administrativas fora do horário entre 8h e 16h, corte de despesas com viagens para congressos, proibição de eventos após as 17h, interrupção da aquisição de bens não essenciais e limitação do uso de telefonia móvel.
Também foram reduzidas ações de manutenção predial e conservação de áreas verdes, que ficaram restritas a emergências. Essas diretrizes estavam sendo aplicadas nos campi de Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista.
Apesar da flexibilização, a instituição reafirma o compromisso com o uso responsável dos recursos, mantendo o foco na continuidade das atividades acadêmicas e administrativas essenciais, mesmo em um cenário ainda marcado por limitações financeiras.
Com informações do Metro 1 e do Alô Alô Bahia




