A Mega Triagem acontece em 15 de maio, em mais de cem municípios por todo o país simultaneamente, e visa encaminhar mais de cinco mil crianças e adolescentes para atendimento profissional

A Turma do Bem (TdB), maior rede de dentistas voluntários especializados do mundo, realizará a Mega Triagem Odontológica no dia 15 de maio de 2025, em todo o Brasil. O evento, que ocorrerá simultaneamente em mais de 100 cidades de diferentes estados, tem como objetivo identificar e encaminhar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social para tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.
A expectativa é que mais de cinco mil jovens sejam encaminhados para tratamento. Os selecionados terão acompanhamento odontológico gratuito até atingirem a maioridade. “É sempre muito inspirador ver nossos dentistas mobilizados para promover transformações reais na vida de pessoas que tanto precisam. Não ter acesso a cuidados em saúde bucal só por não poder pagar por um tratamento ainda é uma realidade para milhões de brasileiros, que nós nos comprometemos em mudar. Quando fazemos isso, estamos olhando para a mudança que podemos ser na vida desses jovens”, afirma dr. Fabio Bibancos, presidente voluntário e fundador da TdB.
Para participar, os jovens devem ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhados de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência no local da triagem. Durante a ação os participantes serão avaliados por um dentista voluntário através de um exame visual não invasivo, no qual serão registradas informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente, além de ser oferecido um kit de higiene bucal. Em algumas cidades, o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” da Colgate estará presente com atividades de educação e distribuição de kits de higiene bucal voltadas para crianças de 5 a 10 anos e seus responsáveis.
Em Salvador, o evento acontecerá na sede do Ilê Aiyê, no Curuzu. Entre as voluntárias da ação está a dra. Martha Colavolpe, que falou ao Portal Umbu sobre a o impacto da iniciativa no combate aos riscos à saúde provocados pela falta de acesso à profissionais especializados.
“Essa ação é muito importante porque visa a gente visa fazer a prevenção. Se a gente atender uma criança de 11 anos, acompanhando até os 17, essa criança vai ter condição de fazer um tratamento digno. Porque na odontologia, fazendo prevenção, os atendimentos periódicos a esses jovens, eles, com certeza não vão ter problemas bucais. Então é uma ação muito importante, porque como diz aquela frase: A saúde começa pela boca”, explicou a dentista.
A dra. Martha explica que, na faixa etária atendida pelo projeto Turma do Bem, é fundamental aliar a parte preventiva com a curativa, de modo que a saúde dos pacientes seja aprimorada. A especialista ainda menciona que, além dos cuidados com a qualidade de vida, os cuidados com os dentes contribuem para uma boa aparência.

Desde 2021, a Colgate é parceira da Turma do Bem em diversas iniciativas, incluindo ações com foco em comunidades regionais. Um dos destaques dessa parceria foi a Mega Triagem de 2024, que beneficiou mais de cinco mil jovens. Além disso, desde 1994, a Colgate como iniciativa de ESG desenvolve o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que já impactou mais de 20 milhões de crianças com materiais educativos e distribuição de kits de higiene bucal.
Para participar, o público pode consultar as cidades confirmadas e o endereço de cada ação no site oficial da Mega Triagem. Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem irá enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento odontológico gratuito com todas as informações necessárias.
Turma do Bem
A Turma do Bem (http://www.turmadobem.org.br ) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 23 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1100 mulheres.