Trio AFROPUNK 2024 iniciou as comemorações pelos 20 anos de existência do manifesto que deu origem ao projeto
Com mensagens de acolhimento e pertencimento, o Trio AFROPUNK desfilou, nesta quinta-feira (8), no circuito Barra-Ondina, no Carnaval de Salvador. A plataforma global aportou pelo segundo ano na folia baiana – a primeira vez foi em 2020.
A banda Psirico comandada pelo vocalista Márcio Victor foi o grande anfitrião do desfile, que contou com convidados especiais: Larissa Luz, Vandal, Lunna Montty e Notting Hill Carnival – festa carnavalesca com influência afro-caribenha realizada no bairro de Londres, na Inglaterra, que desembarcou pela primeira vez no Brasil.
Apresentado por Lunna Montty, o Psirico agitou o público durante todo o percurso com canções como ‘Música do Carnaval’, hit que é a aposta da banda para festa carnavalesca deste ano, além de sucessos como ‘Toda Boa’, ‘Mulher Brasileira’ e ‘Firme e Forte’. A mistura de ritmos no circuito ficou garantida com a participação de Vandal, que trouxe para o público a mistura de gêneros, como o grime e o drill e as músicas ‘Bala e Fogo’ e ‘Certo Pelo Certo’, que embalaram os foliões.
A cantora Larissa Luz levou para a folia o projeto de circulação Atlânticarnaval, que apresentou um repertório voltado para a música afrodiaspórica. Para completar a celebração da música preta no Carnaval de Salvador, a participação inédita do Notting Hill Carnival na folia baiana levou para o circuito elementos coloridos e ritmos afro-caribenhos típicos do evento londrino, incluindo a utilização do steelpan, um instrumento musical originário de Trindade e Tobago.
Com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, parceria institucional do British Council e apoio da Gol e Hotéis Mercure, o Trio AFROPUNK 2024 iniciou as comemorações pelos 20 anos de existência do manifesto que deu origem ao projeto.
Foto: Rafael S./Divulgação