A trezena em homenagem à primeira santa brasileira conta com uma programação extensa, até o dia 13 de agosto, quando é celebrado o Dia de Santa Dulce. As atividades previstas envolvem apresentações diárias de peças teatrais, exibição de filmes sobre a primeira santa brasileira, além de atrações musicais e quermesse.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) ressaltou na missa de abertura do festejo, realizada ontem (1º) que o evento deve contribuir para impulsionar o turismo religioso na cidade.
“Ao longo desses 13 dias, esperamos receber fiéis e peregrinos de todos os lugares do Brasil e do mundo, que virão a Salvador por devoção. Na programação teremos inaugurações, missas, procissões, apresentações artísticas, em uma programação extensa, que deve atrair muitos turistas à nossa cidade, para celebrarmos este momento de fé, reconhecendo a importância de Santa Dulce para nossa cidade”, declarou.
A programação do dia envolveu ainda a inauguração de uma galeria de arte a céu aberto com mais de 500 m², na Avenida Dendezeiros (Bonfim), que traz nas paredes trabalhos em grafite inspirados na Mãe dos Pobres e seu legado de amor, fé, humildade e solidariedade.
Turismo religioso:
O prefeito da capital baiana aproveitou a ocasião para citar a vocação do Caminho da Fé – que envolve o Santuário de Santa Dulce e as igrejas do Bonfim dos Alagados – para o turismo religioso, cada vez mais incentivado na capital baiana. Outras iniciativas também estão em destaque, como a requalificação da Igreja dos Alagados, também na Cidade Baixa.
“A requalificação do entorno da Igreja dos Alagados faz parte da nossa estratégia de fortalecer a região como território santo, onde pisaram Madre Teresa de Calcutá, São João Paulo II e Santa Dulce dos Pobres. A ideia é melhorar ainda mais a vida das pessoas que vivem ali, além de fortalecer também o turismo religioso. Nossa intenção é fomentar a vinda de pessoas para esta parte da cidade, trazendo visitantes de diversos locais. Turistas para utilizar nossos serviços, consumir e aproveitar Salvador a partir da potencialização deste setor, projetando a capital baiana para que seja ainda mais conhecida no Brasil e no mundo. Temos a primeira santa brasileira, então, que isso nos ajude a atrair cada vez mais visitantes, e que se transforme em geração de oportunidades, emprego e renda, para mudar e transformar a vida das pessoas”, disse o Bruno Reis.
Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid) e sobrinha da santa, ressaltou que o início da trezena é um dia de alegria e abre um período de muita intensidade e alegria.
“Esperamos que cada pessoa que venha a essa celebração e pise em território santo possa levar consigo a mensagem de amor de Santa Dulce pelos mais necessitados, e que possam nos ajudar a manter esse legado, que cresce mais a cada dia e precisa cada vez mais de ajuda. É a primeira grande festa após a canonização. E, com a ajuda da Prefeitura e da sociedade, podemos levar Santa Dulce para outros pontos de Salvador, ajudando muitos outros necessitados”.
Imagem peregrina no Centro de Salvador:
Quem passou pela Praça Municipal, no Centro de Salvador, nesta terça-feira (1º), se deparou com a imagem de Santa Dulce dos Pobres. Considerado um dos pontos turísticos mais movimentados da capital baiana, o local que abriga a Prefeitura de Salvador, Câmara Municipal e o Elevador Lacerda foi eleito o primeiro a receber a estátua peregrina da santa, que vai percorrer outros 13 pontos da capital baiana.
As andanças da imagem integram a vasta programação em celebração à Santa Dulce dos Pobres, que tem seu dia lembrado em 13 de agosto, quando foi consagrada pelo Vaticano como a primeira brasileira a se tornar santa. Em 2023, o tema dos festejos é “Santa Dulce: modelo da vida cristã e intercessora da nossa vocação à santidade”.
Organizadora da ação, a coordenadora do voluntariado da Osid, Fabiana Torres, conversou com os devotos e curiosos que pararam diante da imagem. “Logo cedo tivemos uma movimentação intensa. Vamos circular por toda cidade contando um pouco da história de Dulce”, afirmou. Nos próximos dias, o monumento vai passar ainda pelo Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Santo Antônio Além do Carmo, Praça Cairu, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Piedade, Cajazeiras X, Periperi, São Tomé de Paripe, Liberdade, Capelinha e Alagados.
Mais atividades:
Até o dia 13, a Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) promovem uma programação festiva dedicada à religiosa neste mês de agosto. As atividades envolvem apresentações diárias de peças teatrais, exibição de filmes sobre a primeira santa brasileira, além de atrações musicais e quermesse. A grade completa pode ser conferida no site Portal Santa Irmã Dulce http://www.irmadulce.org.br .




