A artista celebrou o momento como uma vitória de várias gerações de artistas
Nesta segunda-feira (4), pela primeira vez, acontece algo inédito na Globo, isso porque, a programação das novelas será protagonizadas por mulheres negras. Hoje estreia a nova novela das seis, “Garota do Momento”, que terá como protagonista a atriz Duda Santos. Além dela, estão no ar, Jéssica Ellen em “Volta por Cima”, novela das sete e Gabz em “Mania de Você”, novela das nove.
Essa conquista histórica para a comunidade negra não passou despercebida, e a atriz Taís Araújo fez uma publicação no Instagram destacando o talento de Gabz, Duda e Jéssica. A artista celebrou o momento como uma vitória de várias gerações de artistas.
Em sua postagem, ela destacou imagens das atrizes em suas respectivas personagens e declarou que “o sonho de suas ancestrais” estaria se realizando por meio delas. “Hoje não é uma segunda-feira qualquer, é um dia de celebração, pois, com a estreia da novela Garota do Momento, teremos as três principais produções atuais estreladas simultaneamente por protagonistas negras”, iniciou na legenda.
A famosa então compartilhou como essa conquista carrega o legado de pioneiras: “O que será que Ruth de Souza, Léa Garcia e Chica Xavier diriam se estivessem aqui? Ligassem a TV e vissem Duda Santos, Jéssica Ellen e Gabz uma seguida da outra? Brilhando, talentosas e, sobretudo, refletindo uma luta que elas começaram lá atrás por narrativas que retratem a pluralidade negra, no país onde a maioria precisou esperar décadas para se ver em papéis de destaque nas telas? Elas certamente estariam felizes!”, declarou.
Por fim, ela destacou o impacto da conquista: “Suas sementes germinaram, e os frutos estão em toda a parte, não tem como voltar atrás – e ainda bem! Porque esse é só o começo. Há muito o que caminhar, nós somos tantas, são infinitas as particularidades, tons, formas, idades, gêneros, crenças, lutas, dramas, histórias e o que não falta é disposição e talento para conta-las. Enquanto isso, eu vou me permitir comemorar esse momento, sim! Celebrar elas, assisti-las, aplaudir a continuação dos sonhos das nossas ancestrais. Eu não te disse que hoje não era uma segunda-feira qualquer?”, finalizou.