Conclusão do processo é previsto para a semana que vem
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou nessa terça-feira (8) que identificou irregularidades nos documentos da empresa que venceu e licitação para o fornecimento das câmeras corporais para policiais, as bodycams.
As inconsistências encontradas não foram divulgadas pela SSP, entretanto, o órgão garantiu que os documentos da segunda empresa colocada já estão em análise. A secretária afirmou estar trabalhando para acelerar o processo de utilização das bodycams. O próximo passo, após a análise da documentação, será o agendamento da prova de conceito.
A licitação para contratação dos equipamentos e serviço foi vencida pela primeira empresa no final do mês de maio. Ao todo, 12 empresas participaram do processo. A previsão é que as primeiras câmeras sejam entregues 60 dias após a finalização do processo.
As bodycams são acopladas nas fardas dos policiais e filmam todas as ações dos militares. No final do mês de julho, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou a doação das câmeras para os uniformes de policiais baianos, após pedido prioritário da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), em vigência da morte de uma criança de 10 anos, causada em uma ação dos policiais militares no bairro de Portão.
Segundo o secretário Marcelo Werner, a aquisição da tecnologia visa dar mais transparência às ações policiais.