...

Portal UMBU

Sindicato dos roteiristas dos EUA e estúdios de Hollywood chegam a acordo que deve encerrar greve

Agora, o acordo precisa ser votado e aprovado pelos mais de 11 mil membros do sindicato

O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA, na sigla em inglês) chegou a um acordo com a associação que representa os estúdios de Hollywood na noite deste domingo (24). Essa decisão pode ser o primeiro passo para encerrar a greve da categoria que iniciou em maio.

“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação”, afirmou o WGA em um e-mail a seus membros, de acordo com a revista Variety.

“Para ser bem claro, ninguém deve retornar a trabalhar até ser especificamente autorizado pelo Sindicato. Ainda estamos em greve até lá.”, continua o comunicado.

Agora, o acordo precisa ser votado e aprovado pelos mais de 11 mil membros do WGA. Desde que entrou em greve em maio deste ano, a categoria recebeu apoio do Sindicato dos Atores (SAG), que também iniciou paralisação em julho, na maior manifestação trabalhista de Hollywood desde o anos de 1960.

Segundo a CNN, os CEOs da Warner Bros. Discovery (David Zaslav) e da Disney (Bob Iger), o co-CEO da Netflix (Ted Sarandos) e a presidente do estúdio da NBCUniversal (Donna Langley) se reuniram na última semana com representantes dos roteiristas e escritores. Após a reunião, ambos os lados emitiram uma declaração conjunta informando que voltariam a se reunir nesta segunda-feira.

O acordo veio no domingo, quinto dia consecutivo de negociação. No sábado (23), quarto dia seguido de reuniões, advogados da WGA e a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão) se encontraram. Foram debatidos temas que impactam o trabalho de roteiristas, como o uso de inteligência artificial.

O SAG parabenizou o WGA pelo acordo provisório, mas afirmou que continua em greve até que suas próprias negociações com a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês) sejam satisfeitas.

“Enquanto ficamos ansiosos para conferir o acordo provisório do WGA e da AMPTP, continuamos comprometidos em atingir os termos necessários para nossos membros”, afirmou o SAG, em comunicado.

“Desde o dia que a greve do WGA começou, membro do SAG-Aftra ficaram ao lado dos roteiristas nos piquetes. Continuamos nossa greve em nosso contrato de TV/cinema e continuamos a pedir para que os presidentes-executivos de estúdios e plataformas de streaming e a AMPTP retornem à mesa e façam o acordo justo que nossos membros merecem e exigem.”

O que está em jogo

A classe argumenta que os roteiristas tiveram os salários prejudicados devido a ascensão de plataformas de streaming, o que resultou em temporadas de TV mais curtas e pagamentos residuais inferiores.

O sindicato dos roteiristas também exigia que uma empresa contratasse um número mínimo de roteiristas para uma série por um período de tempo especificado.

A Inteligência Artificial (IA) também era uma pauta importante, a classe pedia uma garantia de que os estúdios não utilizassem a ferramenta para a confecção de roteiros a partir de trabalhos anteriores, ou que os colaboradores tenham de trabalhar a partir de rascunhos criados pela IA.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo