...

Portal UMBU

Simone, Orochi, Carlinhos Brown e O Kanalha agitam a agenda cultural deste fim de semana

Imagens: Reprodução/Divulgação


Além desses destaques, Salvador também recebe nesta semana a gravação do novo audiovisual de Simplesmente Luís, o Festival Paisagem Sonora com Cortejo Afro, Ilê Aiyê e Lazzo Matumbi, o Festival de Música e Artes Olodum no Pelourinho, a apresentação de Josi Climaco no Casarão das Yabás, o Festival Afrofuturismo no Centro Histórico, além das exposições “Memórias à Deriva”, na Casa do Benin, e “Lugar Nenhum é Logo Ali”, na CAIXA Cultural, ampliando as opções de música, arte e experiências imersivas na capital baiana.

MÚSICA

Simone – 23º Festival de Música da Rádio Educadora FM

Foto: Divulgação

A cantora baiana Simone volta a Salvador para uma apresentação especial da turnê que leva seu próprio nome. O show está marcado para o dia 7 de dezembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, parte da programação do 23º Festival de Música da Rádio Educadora FM.

Serviço:
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) | Av. Alberto Pinto, 11 – Campo Grande;
Horário: 18h30; 
Ingressos: Sympla

Simplesmente Luís

Foto: Divulgação

O cantor Luís volta às suas raízes nesta sexta-feira (5) para a gravação do segundo audiovisual da carreira solo, realizado no restaurante Entre Folhas e Ervas, no tradicional Largo da Lapinha, em Salvador. O projeto chega após o sucesso do primeiro audiovisual, lançado este ano, que ultrapassou 200 mil visualizações e consolidou o artista como uma das vozes em ascensão no samba baiano. Com um repertório diferente do primeiro projeto, o novo audiovisual trará sambas tradicionais, sambas contemporâneos e a música autoral “Sem BO”, atual trabalho de Luís que já vem ganhando força nas rodas de samba e nos eventos da cidade.

Serviço:
Local: Entre Folhas e Ervas, Largo da Lapinha
Horário: 21h
Ingressos: Couvert não informado

Paisagem Sonora

Alberto Pitta é o homenageado da edição | Foto: Roberto Abreu

O Festival Paisagem Sonora desembarca em Salvador, pelo segundo ano consecutivo, e traz a obra do artista plástico, carnavalesco, designer e serígrafo Alberto Pitta como referência para sua 7ª edição. Nascido dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o festival prepara três dias de arte, educação e cultura, com uma programação com seminários, lançamentos de livros e shows. O evento é gratuito e será realizado entre 05 e 07 de dezembro, na Casa Rosa, no Rio Vermelho.

PROGRAMAÇÃO

05/12 — SEXTA-FEIRA (de 21h à 1h): Cortejo Afro convida Arto Lindsay; Afrocidade

06/12 — SÁBADO (de 21h à 1h): Afoxé Filhos de Gandhy; Attooxxá; Marcia Castro e Roda de Samba Reggae

07/12 — DOMINGO (de 17h às 22h): Ilê Aiyê; Lazzo Matumbi convida Anelis Assumpção

Serviço

7º Festival Paisagem Sonora

Data: 05 a 07 de dezembro
Local: Casa Rosa, Rio Vermelho – Salvador
Valor: Gratuito – Retirada de ingressos no Sympla
Mais informações: festivalpaisagemsonora.org
Instagram: @paisagemsonorabahia

Festival Hit Salvador

Imagem: Divulgação

Neste final de semana, o Wet Salvador recebe a 4ª edição do Festival Hit Salvador 2025, com shows de Orochi, Matuê, Filipe Ret, TZ da Coronel, Italo Mello, Alee, Cabelinho e MC Rodrigo do CN.

Serviço
Data: 06 de Dezembro de 2025 (Sábado)
Horário: 17h
Hora de Abertura dos Portões: 16h
Local: Wet Salvador
Ingressos: MeuBilhete

Festival de Música e Artes Olodum

Foto: Reprodução/Facebook

O FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum 2025 recebe, neste sábado (6), apresentações de Adão Negro, Banda Percussiva Olodum com convidados, Banda Olodum Mirim e Original D’Sal.

Serviço:
Local: Largo do Pelourinho – Centro Histórico;
Horário: a partir das 13h;
Ingressos: evento gratuito

Verão do Kanalha

Imagem: Divulgação

A Praça das Artes, no Pelourinho, será palco de uma grande celebração neste domingo, 07 de dezembro, a partir das 17h. O espaço recebe o evento “Verão do Kanalha”, reunindo O Kanalha, Samba Trator e participação especial de Omo Obá, em um encontro que promete esquentar o início da estação mais esperada do ano. Totalmente gratuito, o evento é aberto ao público e visa reunir todas as tribos e energias, marcando o começo antecipado do verão no Centro Histórico de Salvador. Para participar, é necessário retirar o ingresso gratuito pelo link disponibilizado pelos organizadores.

Serviço: Verão do Kanalha
Atrações: O Kanalha, Samba Trator e Omo Obá
Quando: Domingo, 07 de dezembro, às 17h
Onde: Praça das Artes – Pelourinho, Salvador
Entrada: Gratuita

Josi Climaco

Imagem: Divulgação

A artista Josi Climaco canta para as águas com o coletivo Terreiro da Preta  no Casarão das Yabás, em uma tarde de axé, canto e ancestralidade nesta segunda-feira (8.

Serviço:
Local: Casarão das Yabás – Garcia;
Horário: 16h;
Ingressos: vendas antecipadas online

50 anos do Shopping da Bahia – Festival no Farol da Barra

Imagem: Divulgação

O Shopping da Bahia vai promover, na próxima segunda-feira (8), um show gratuito para marcar seus 50 anos. O evento, comandado por Carlinhos Brown e com direção criativa de Paulo Borges, reúne artistas da música baiana em uma apresentação no Farol da Barra. A data coincide com o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia e também celebra Oxum, cuja simbologia integrará a narrativa visual e poética do show. Timbalada, Tatau e Olodum, Filhos de Gandhy, Alice Caymmi, Xanddy Harmonia, Mariene de Castro, Durval Lelys, Ricardo Chaves e Felipe Pezzoni figuram entre as atrações.

Serviço:
Data: 8 de dezembro
Local: Largo do Farol da Barra, s/n – Barra;
Horário: às 17h;
Ingressos: evento gratuito.

IMERSIVO

7º Festival Afrofuturismo

Saulo Montrond (Foto: Divulgação), Isa (Foto: Leôncio Correia), Grazi Mendes (Foto: Divulgação) e Marcos Jamir (Foto: Divulgação)

O Festival Afrofuturismo – Ano VII ocupa o Centro Histórico de Salvador nos dias 5 e 6 de dezembro, sempre a partir das 10h, com uma programação intensa que reúne oficinas, painéis, rodas de conversa e palestras de convidados nacionais e internacionais. As atividades acontecem simultaneamente na Casa Vale do Dendê e nos Largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo. A participação é gratuita mediante inscrição no Sympla.

>> Confira a programação

SERVIÇO
Festival Afrofuturismo Ano VII – “Ancestrais do Futuro”
Quando: 5 e 6 de dezembro de 2025
Horário: a partir das 10h
Onde: Centro Histórico de Salvador (BA)
Ingressos: Sympla
Entrada: gratuita

2ª Expo Afro

Foto: Reprodução

De 5 a 7 de dezembro, acontece a segunda edição da Expo Afro no Memorial das Baianas de Acarajé, em Salvador (BA), no Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída. O evento é gratuito e, durante os três dias, a programação será composta de exposição de produtos e serviços nas áreas de moda, saúde, bem-estar, beleza, arte, música, gastronomia e negócios de matriz africana. Além disso, haverá palestras, oficinas e desfiles de moda afro. A feira é uma iniciativa da Rede Mundial de Empreendedorismo Étnico Afro (Rede EMUDE), em parceria com o Sebrae Bahia e com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM). O evento tem como objetivo promover o empreendedorismo negro, especialmente o das baianas.

Serviço

2ª Edição Expo Afro
Quando: 05/12 a 07/12/2025
Horário: 9h às 19h
Local: Memorial das Baianas de Acarajé – Praça da Cruz Caída, Salvador/BA
Informações e inscrições: Entrada gratuita com retirada de ingresso pelo Sympla

EXPOSIÇÕES

“Memórias à Deriva”

Foto: Divulgação

A artista visual Vilma Neres apresenta, na Casa do Benin, a exposição “Memórias à Deriva”, uma experiência visual e sonora que convida à ludicidade e à reflexão sobre o cotidiano, a força e a labuta dos povos das águas que vivem às margens da Baía de Kirimurê e do Rio Paraguaçu. A abertura acontece no dia 05 de dezembro, das 14h às 17h, com entrada gratuita. A mostra segue em cartaz até 20 de fevereiro de 2026. Composta por 108 fotografias e objetos cênicos, a exposição reúne imagens produzidas entre 2007 e 2025, criando uma narrativa visual que atravessa ecossistemas costeiros, rios e comunidades tradicionais de pesca e quilombos. A proposta celebra a resiliência e a preservação de memórias ancoradas em territórios profundamente marcados pela relação sustentável entre pessoas e natureza.

SERVIÇO:
Exposição fotográfica “Memórias à Deriva” – Abertura
05/12/2025 (das 14h às 17h)
Casa do Benin — Rua Pe. Agostinho Gomes, 17, Pelourinho — Salvador
Gratuito, mediante inscrição: bit.ly/vernissagememoriasaderiva
Classificação: Livre
Período de visitação: 05/12/2025 a 20/02/2026
Visitação livre: 10h às 11h30 e 14h às 17h | Visitação com monitoria: 14h às 17h | Visita mediada com a autora e intérprete de Libras: data a definir via Instagram

“Lugar Nenhum é Logo Ali”

Imagem: Obra “Rebus”, por Vik Muniz (Divulgação)

Até o dia 8 de fevereiro de 2026, a CAIXA Cultural Salvador recebe a exposição “Lugar Nenhum é Logo Ali”, com 18 obras interativas que propõem uma imersão poética e crítica sobre o direito à cidade, a mobilidade social e cultural, as tensões entre público e privado, acesso e não acesso, presença e ausência. Com concepção e curadoria de Tathiana Lopes, a exposição coletiva reúne obras de Vik Muniz, Marepe, Milena Ferreira, Mano Penalva, Laís Machado e Maxim Malhado, com diferentes linguagens artísticas, trabalhos inéditos e outros já consagrados. As obras dialogam com as materialidades do cotidiano, a memória, o corpo e as experiências urbanas, a partir de elementos, objetos e sensações, que são modificados pelos artistas, convidando o público a interagir e se deslocar pelo espaço, tornando-se parte ativa da própria obra.

Serviço:
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro
Visitação: de 15 de novembro de 2025 a 8 de fevereiro de 2026
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h30
Entrada gratuita | Classificação livre

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo