Nossa reportagem listou os principais eventos que ocorrerão neste fim de semana

Shows, espetáculos e exposições são algumas das atrações para quem está em busca de um rolê cultural para o fim de semana. Na edição desta semana da Agenda Cultural listamos os principais eventos que ocorrerão entre os dias 20 e 22 de dezembro na capital baiana. Tem shows de Rachel Reis, Maglore e exposições. Confira:
MÚSICA
Lui apresenta o show Paraíso:
O cantor LUI volta a ocupar a praça Quincas Berro D’água, no Pelourinho, com o show PARAÍSO, nesta sexta (20), a partir das 19h, com entrada gratuita. O evento marca o lançamento e a exibição do mais novo projeto do artista ARREPIO, um videoclipe expandido com cinco canções inéditas, de samba ancestral, com referência ao samba arrastado de Santo Amaro, ao samba caboclo e de terreiro.
Serviço
O quê – lançamento do videoclipe ARREPIO e do show PARAÍSO
Quando – 20 de dezembro, às 19h
Onde – Largo Quincas Berro D’água, no Pelourinho
Entrada – GRATUITA
Angela Velloso:
No dia 20 de dezembro, a cantora Angela Velloso se apresenta no Foyer Carmen Miranda do Teatro Sesc Casa do Comércio.
Angela Velloso
Data: 20/12, 17h30
Foyer Carmen Miranda – Teatro Sesc Casa do Comércio – Av. Tancredo Neves, 1109 – Caminho das Árvores
Gratuito
Rachel Reis:
A baiana indicada ao Grammy Latino, Rachel Reis abre o Verão com uma proposta calorosa em seu novo projeto. Celebrando com diversos convidados, a sereiona apresenta não só os seus hits, que arrebataram o público e a crítica nos últimos dois anos, mas também um repertório de músicas inéditas.
No dia 20 de dezembro (sexta-feira), o Canto da Sereiona acontece no MAM – Museu de Arte Moderna, em Salvador, onde apresenta aos fãs, em primeira mão, algumas das novas músicas que a artista está preparando para seu novo álbum de estúdio, como o hit “Ensolarada”, já disponível nas plataformas. Na ocasião, Rachel recebe os convidados Filhos de Jorge, Yan Cloud, Nêssa, Murilo Chester, Hiran, Totô de Babalong e Illy, e abertura de DJ Kevin David. Os ingressos já estão disponíveis aqui.
SERVIÇO
Rachel Reis apresenta o Canto da Sereiona em Salvador
Data: 20 de dezembro (sexta-feira)
Horário: A partir das 17h
Local: MAM – Museu de Arte Moderna
Endereço: Av. Lafayete Coutinho s/n – Comércio – Salvador, BA
Vendas: Sympla
Ingressos: https://www.sympla.com.br/rachel-reis—canto-da-sereiona__2731816
Realização: Xirê e Allcance Produções
Illy:

A próxima edição do Samba Djanira acontece neste sábado, 21 de dezembro, a partir das 16h20, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador. O evento é gratuito e contará com a participação especial de Nelson Rufino e Tonho Matéria, além da abertura comandada pela DJ Preta e o encerramento com Dom Chicla.
A apresentação principal será feita pela cantora Illy, uma das vozes do samba contemporâneo. A programação visa reunir o público em um ambiente cultural ao ar livre com música ao vivo e encontros artísticos.
Samba Djanira
Data: 21/12
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
Horário: 16h20
Evento Gratuito
‘Bregas que você quase esqueceu’:
Queridinho dos frequentadores da Casa da Mãe, no Rio Vermelho, o show “Bregas que você quase esqueceu”, da cantora e compositora Julinha, vai para sua sexta e última edição de 2024. O espetáculo que traz releituras de clássicos do brega acontecerá no dia 21 de dezembro, sábado, a partir das 21h, com gostinho de confra, convidando DJ Libreana para fazer o after. Os ingressos antecipados são pelo WhatsApp: (21) 96949-2044.
No repertório, o público vai relembrar canções de Odair José, Diana, Reginaldo Rossi, entre muitos outros, que ganham uma nova intenção na voz de Julinha. As versões da artista revelam, com o mesmo romantismo extremado, o seu próprio ângulo do amor.
SERVIÇO
Julinha canta ‘Bregas que você quase esqueceu’
21 de dezembro, às 21h
Casa da Mãe, Rio Vermelho – Salvador
Ingressos: R$ 35 (antecipado) e R$ 40 (no dia)
Vendas pelo WhatsApp: (21) 96949-2044
After: DJ Libreana
Maglore:

A banda Maglore está celebrando 15 anos e nada melhor para comemorar esta data que no palco. O evento será realizado no sábado (21) às 19h, no Largo Quincas Berro d’Água.
O grupo já teve suas músicas gravadas por artistas como Erasmo Carlos, que gravou “Não existe saudade no Cosmos” em 2018. Além das cantoras Pitty e Gal Costa, que regravaram “Motor”, do álbum “Vamos Pra Rua” (2013) da banda, em 2019
SERVIÇO:
FESTA DE 15 ANOS DA MAGLORE & Convidados
LOCAL: Largo Quincas Berro d’Água (Rua do Açouguinho, 12, Pelourinho)
DATA E HORA: Sábado, 21 de dezembro, às 19h
Gerônimo Santana:
Domingo (22), às 15h, Gerônimo Santana realiza mais uma edição das matinês de verão no Largo Pedro Archanjo. O evento terá participação especial de Portela Açúcar e Aloysio Menezes, Ni Soares, Igor Serravalle e a abertura com DJ Chiquinho. A entrada é gratuita.
Carlinhos Brown e convidados:
O Candeal Ghetho Square recebe no domingo (22) mais uma vez Carlinhos Brown com o show Axé 40 Brown, uma homenagem aos 40 anos da Axé Music. No show, o artista recebe convidados especiais.
Serviço:
Show de Carlinhos Brown e convidados
Domingo, 22 de dezembro de 2024, a partir das 17 horas
Local: Candyall Ghetho Square – Rua Paulo Afonso, 411 – Candeal
Vendas: https://www.ingresse.com/carlinhos-brown-axe-40-bronw-soul-candyall-guetho-square/
Osba:

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realizará no próximo dia 22 de dezembro (domingo), às 17h, o Natal da OSBA, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho. O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres, além de contar com a participação como solistas da soprano Maria Carla Pino Cury e o Spalla da OSBA, o violinista Francisco Roa. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
SERVIÇO:
NATAL DA OSBA
22 de dezembro (domingo)
Horário: 17h
Local: Igreja de São Francisco (Pelourinho)
Entrada franca, sujeita à lotação do espaço.
Regência: Carlos Prazeres
Solista: Maria Carla Pino Cury (soprano) e Francisco Roa (violinista).
Programa:
Tchaikovsky – O Quebra Nozes: Suíte n° 1
Bruch – In Memoriam, Op. 65
Dvořák – Rusalka, Op.114 (Song to the Moon)
Canteloube – Chants d’Auvergne: Bailèro
Händel – O Messias: Rejoice Greatly, O Daughter of Zion; Árias da ópera “Júlio César no Egito”: “Piangerò la sorte mia, si crudele” / “V’adoro, pupille, saette d’Amore”.
EXPOSIÇÕES
O Povo Negro é o Meu Povo – Lita Cerqueira, 50 Anos de Fotografia:

A mostra “O Povo Negro é o Meu Povo – Lita Cerqueira, 50 Anos de Fotografia”, aberta ao público desde outubro na Caixa Cultural Salvador, encerrará sua temporada na capital baiana nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro. Com visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30, a exposição reúne as principais obras da artista, que retrata a cultura e a vida do povo negro no Brasil.
Com coordenação geral assinada por Lu Araújo e curadoria de Janaína Damaceno, a exposição aborda temas como ancestralidade, pertencimento e resistência sob a ótica de Lita Cerqueira como uma mulher negra que, ao longo de cinco décadas, documentou a cultura e as histórias de seu povo. Com um acervo de mais de 50 mil imagens, a mostra seleciona algumas das mais marcantes produções fotográficas de Lita, cobrindo o final do século XX e o início do XXI.
Serviço:
Local: CAIXA Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes 57, Centro – Salvador/BA
Visitação: até 20 de dezembro de 2024
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Carybé e o Povo da Bahia:

O Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, recebe a exposição Carybé e o Povo da Bahia, que apresenta desenhos, pinturas, gravuras e esculturas que representam a identidade baiana através do olhar do artista argentino radicado em Salvador.
SERVIÇO
Exposição Carybé e o povo da Bahia
Museu de Arte da Bahia
Gratuito
Exposição “Trans Laerte”:
Com cerca de 400 obras, chega ao Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia) a exposição “Trans Laerte”, da cartunista e chargista Laerte Coutinho, uma das mais importantes artistas gráficas do Brasil. A mostra explora diferentes fases da trajetória da artista e tem inauguração oficial marcada para quinta-feira (12), com visitação a partir da sexta (13), e segue até 23 de fevereiro de 2025.
Organizada em três eixos conceituais — TRANSformadora, TRANSgressora e TRANSmidiática — a exposição revela o humor, a sensibilidade e o engajamento da artista em mais de cinco décadas de produção. O público terá acesso a cartuns, tirinhas e charges que abordam desde questões filosóficas até debates contemporâneos sobre política, poder e direitos humanos. Mais do que uma exposição, “Trans Laerte” propõe uma reflexão instigante sobre as inquietações que marcaram a trajetória da artista, reafirmando o compromisso do MAC_Bahia com a valorização da arte como espaço de diálogo e transformação.
Mostra Rotas do Recôncavo:
O Museu de Arte Contemporânea da Bahia, receberá neste sábado (14) a Mostra Rotas do Recôncavo, que promove em suas obras a arte acessível e a inclusão cultural. Com entrada gratuita, a programação terá início às 14h, com uma exposição inovadora de fotografias e uma roda de conversa sobre acessibilidade nas artes. A Mostra é composta de oficinas de fotografia e audiovisual realizadas pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Santo Amaro, em parceria com o MAC_BAHIA e a Oxe Criações, financiada pela Lei Paulo Gustavo.