...

Portal UMBU

Série em áudio “Operações Negras” transforma matemática em arma contra o racismo institucional

Inspirado por dados reais, podcast em cinco episódios narra a história de Maat, preso injustamente após reconhecimento facial, e mostra como a matemática pode ser um ato de resistência

Imagem: Divulgação

No podcast Operações Negras, audiossérie em cinco episódios, Maat é um educador autodidata apaixonado pelo conhecimento. Ele é acusado de um crime que não cometeu após ser vítima no sistema de reconhecimento facial. Preso sem audiência de custódia, é levado a uma penitenciária onde precisará usar o único recurso que domina com excelência: a lógica matemática.

Enquanto luta para provar sua inocência, Maat transforma os cálculos que antes ensinava a pessoas em situação de rua em ferramentas para sobreviver no ambiente carcerário.

Escrita e dirigida por Marcelo Ricardo, roteirista e diretor baiano, Operações Negras mergulha no sistema prisional brasileiro para discutir segurança pública, reconhecimento facial e a violência do racismo institucional.

“Maat é um jovem que foi confundido, quando outras juventudes, aos 22 anos, estariam vivendo confusões amorosas ou escolhendo o que vestir para uma festa”, diz o criador da audiossérie.

A cor da pele é o que tem em comum entre a história fictícia de Maat com a real de outros tantos brasileiros. “Quantos desses são jovens negros que podem ser presos sem audiência de custódia e que avolumam a capacidade das penitenciárias brasileiras?”, questiona.

Segundos dados mais recentes analisados por defensorias públicas, organizações de direitos humanos e pela imprensa, no Brasil, as taxas de prisões injustas por reconhecimento facial fotográfico ficam entre 80% e 90%. Na Bahia, estado onde nasceu Marcelo, 90,5% dos presos pelo sistema eram negros. O estado tem 79,7% da população autodeclarada negra.

Os dados se somam a outro não menos triste para aumentar a sensação de injustiça. No Brasil, cerca de 75% das pessoas presas sem julgamento — ou seja, sem audiência de custódia — são negras, segundo relatório do Observatório Nacional de Direitos Humanos. Isso demonstra como o assunto é pertinente

Disponível nas principais plataformas de áudio, Operações Negras convida o público a ouvir as histórias que costumam ser silenciadas.

SERVIÇO

Podcast “Operações Negras”
Série em CINCO episódios.
Próximas datas: 14, 21 e 28 de agosto.
Ouça no seu tocador favorito: https://tr.ee/iyqMEl

Acompanhe Operações Negras no Instagram: https://tr.ee/HY808X

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo