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Segundo trecho do BRT é entregue e liga estações Pituba e Lapa

Trecho 2 foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (25)

Foto: Betto Jr./Secom PMS

O BRT de Salvador teve seu segundo trecho, que liga a Estação Pituba, próximo à sede da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), e a Estação da Lapa, inaugurado na manhã desta quinta-feira (25). Com a extensão, usuários poderão embarcar ou desembarcar também nas novas estações Cidade Jardim e Rio Vermelho do modal.

Atualmente, o BRT atende cerca de 1,2 milhão de passageiros por mês. Com o novo trecho, a expectativa é de que o número chegue a 3 milhões. O trajeto liga a Estação da Lapa ao Cidade Jardim. Ao todo, são 14 estações e 12 km de extensão do transporte que atende a 15 bairros.

Segundo a prefeitura, com a entrega do novo trecho, entrará em operação a nova linha do BRT de Salvador, a B4, que vai funcionar inicialmente de maneira assistida em fase de observação e ajustes.

Com o prefeito Bruno Reis, a inauguração contou ainda com a presença do ministro das Cidades do governo federal, Jader Filho, e do ex-prefeito de Salvador ACM Neto.

“Sem sombra de dúvidas, é uma obra histórica para a cidade, com um traçado diferente do que atende a bairros diferentes, como Barris, Federação, Santa Cruz, cortando pela Pituba, Itaigara, chegando até a Orla de Salvador, na Praça Nossa Senhora da Luz. Atende ao novo centro comercial da cidade, que sofria muito com problemas de mobilidade”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

O ministro das Cidades destacou os benefícios do modal para a vida dos soteropolitanos. “A gente fica muito feliz de estar aqui, trazendo a palavra do presidente Lula de continuar trabalhando, aqui em especial, em Salvador, para que a gente possa melhorar a qualidade de vida para o povo soteropolitano. Essa obra, além dos números, melhora a qualidade de vida do povo de Salvador, para que as pessoas possam passar menos tempo no trânsito, e estar próximo à família, ir à academia, ir ao cinema. É para isso que as obras infraestrutura servem”, disse.

Segundo a prefeitura, quando o BRT estiver em operação plena, o trajeto entre a Lapa e a Rodoviária poderá ser feito em cerca de 16 minutos (de forma expressa). Neste primeiro momento, a operação será feita de maneira assistida e avaliada a cada 15 dias, com possibilidade de ampliação do tempo de funcionamento da linha ou do número de estações.

O segundo trecho do BRT se estende pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama, além do Vale do Tororó. O percurso tem oito estações: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa.

As estações entrarão em funcionamento aos poucos, de acordo com a evolução da operação assistida, garantindo que o serviço seja prestado de maneira satisfatória ao usuário. “Isso vai ocorrer justamente para que a gente possa fazer os ajustes necessários no sistema”, explica o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller.

Frota

A B4 contará com ônibus de 13 metros, utilizados atualmente pelo modal, e também de 15 metros, adquiridos recentemente pelo município, todos com ar-condicionado e conforto. Ainda neste ano, serão integrados à frota também veículos articulados, de 18 metros. Segundo o titular da Semob, a linha terá no período assistido sete veículos, quantidade que ampliará de acordo com o avanço da operação.

Hoje, 44 ônibus já estão operando no sistema. Para este ano, o BRT terá o acréscimo de mais 58 veículos, que vão atender tanto a B4 quanto outras duas linhas que vão entrar em operação: a B5, que vai da Lapa à Rodoviária, e a B6, ligando a Lapa ao aeroporto pela orla, por meio do BRS que está sendo implantado.

O trecho 2 do BRT beneficia diretamente a população de 15 bairros pelos quais ele passa: Santa Cruz, Candeal, Chapada do Rio Vermelho, Vale das Pedrinhas, Brotas, Horto, Engenho Velho da Federação, Acupe de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Tororó, Barris, Nazaré e Centro. Além disso, é possível realizar a integração com outros modais por meio do Salvador Card, como o Metrô e os ônibus convencionais. Ao todo, o BRT passará agora por 18 bairros da capital baiana.

O BRT de Salvador possui outras três linhas: a B1, que interliga a Rodoviária e a Estação Pituba via Av. ACM; a B2, que segue um trajeto similar, porém segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na orla da Pituba; e a B3, que sai da Rodoviária e vai até a Av. Manoel Dias da Silva, na orla da Pituba, passando por dentro do Caminho das Árvores e pela Av. Paulo VI e depois volta para a Rodoviária pela Av. ACM.

Com a operação integral, o BRT poderá ter até 14 linhas, além de maior número de ônibus, além dos 102 já previstos – 44 já no sistema e outros 58 com as três novas linhas.

Segundo Fabrizzio Muller, a B4 poderá ter mais serviços à medida que a operação for transcorrendo. “Nós vamos fazer ajustes operacionais de acordo com a demanda. Se, por exemplo, a gente observar que em determinado horário tem muita gente saindo da Lapa até a Pituba, então teremos esse serviço expresso. Vamos fazer os ajustes à medida que a operação for acontecendo, observando a demanda da população”, salientou.

Com informações da Secretaria de Comunicação de Salvador e do jornal Correio.

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