Inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira (26) e seguirão até 22 de outubro
A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) lançou, nesta sexta-feira (22), 26 editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA). R$ 150 milhões serão investidos no setor cultural. As inscrições serão abertas na próxima terça-feira (26), no site oficial da secretaria.
O anúncio dos editais foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo secretário de Cultura, Bruno Monteiro, em vídeo publicado no Instagram.
“É um momento muito especial, são 150 milhões de investimento em toda a cultura, no audiovisual, em todas as demais linguagens, contemplando todos os territórios de identidade, contemplando pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas, quilombolas, apresentações em escolas públicas, nos espaços de cultura. Enfim, é uma grande diversidade cultural”, celebrou Monteiro.
Os editais podem ser lidos na íntegra clicando aqui e está dividido entre os seguintes eixos: Audiovisual; Fomento às Artes; Identidades e Saberes; Patrimônio; Livro, Leitura e Literatura; e Cultura em toda a Bahia. A iniciativa atenderá a projetos voltados para economia criativa, manutenção de espaços culturais, apoio à publicação de livro e restauração de acervos, preservação de culturas, produção audiovisual web entre outras.
A PGBA é uma iniciativa de fomento à cultura a partir da execução da Lei Paulo Gustavo (LPG). A Bahia foi o primeiro estado a ter o plano de ação aprovado pelo MinC e um dos primeiros a receber os recursos da LPG. O PGBA possui a maior quantidade de recursos para políticas culturais no estado, que serão repassados para fazedoras e fazedores de cultura dos 27 territórios de identidade para serem aplicados em projetos de audiovisual e demais linguagens artísticas.
As inscrições ficarão abertas entre os dias 26 de setembro e 22 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no site: www.cultura.ba.gov.br