...

Portal UMBU

Secult-BA promove ciclos de formações sobre editais da Paulo Gustavo Bahia

Lei Paulo Gustavo foi criada como lei emergencial para minimizar os impactos da pandemia da COVID-19 no setor cultural

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) realiza, a partir de hoje (9) uma série de ciclos formativos com o objetivo de orientar gestores e agentes culturais a participarem dos editais lançados pela Paulo Gustavo Bahia.

Entre as formações disponíveis estão oficinas voltadas para Pontos e Pontões de Cultura, público-alvo do Prêmio Cultura Viva Bahia; para gestores de Espaços Culturais, que podem acessar o edital Manutenção, Reforma, Ampliação ou Modernização de Espaços Culturais; e gestores de bibliotecas comunitárias, com foco no edital Apoio à Bibliotecas Comunitárias e Espaços de Leitura.

Todos os editais já estão com inscrições abertas até o dia 25 de outubro, e disponíveis. através do link: http://www.cultura.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=417

As formações são uma realização da SecultBa, através da Diretoria de Cidadania Cultural e Diretoria de Espaços Culturais, órgãos da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), além da Diretoria de Economia Criativa da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), e da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), através da gerência do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia – SEBP.

Confira a programação de cada ciclo de formação:

Pontos e Pontões de Cultura

A partir do dia 25 de setembro, os Pontos e Pontões de Cultura estão tendo a oportunidade de participar do Programa de Formação “Ponto a Ponto PGBA”. Já receberam a atividade, os municípios de Jacobina, Seabra, Barreiras, Carinhanha e Caetité.

Ao todo, serão realizados nove encontros, sendo oito presenciais com duração de 4 horas, e um encontro online, com duração de 8 horas. O edital da LPG para os Pontos e Pontões de Cultura direcionará R$ 2,3 milhões a 92 Pontos e Pontões de Cultura em todo o estado. Confira onde acontecerão as próximas atividades:

PROGRAMAÇÃO

Eunápolis: 09 de outubro de 2023

Itabuna: 10 de outubro de 2023

Cruz das Almas: 11 de outubro de 2023

Formação online: 13 de outubro de 2023

Espaços Culturais

Com objetivo de orientar gestores culturais, a Diretoria de Espaços Culturais realiza o primeiro ciclo de oficinas do Programa de Formação da Rede de Espaços Culturais da Bahia com foco no edital “Manutenção, Reforma, Ampliação ou Modernização de Espaços Culturais”.

Os encontros ocorrem em cidades de 12 territórios de identidade – Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Alagoinhas, Jequié, Valença, Guanambi, Mutuípe, Porto Seguro, Itabuna, Santo Amaro e Juazeiro -, entre 30 de setembro e 23 de outubro.

A formação é organizada em módulo único, com carga horária total de 4 horas, e vai apresentar o edital, os seus pré-requisitos e critérios para participar, como acessar e preencher o formulário online, quais documentos são necessários, dentre outras informações fundamentais. Já foram realizadas oficinas em Itabuna e Salvador, confira a programação dos próximos encontros:

PROGRAMAÇÃO

Guanambi (Centro Cultural de Guanambi): 10 de outubro – 14h

Jequié (Centro de Cultura ACM): 11 de outubro – 09h

Santo Amaro (Teatro Dona Canô): 16 de outubro – 14h

Feira de Santana (Centro de Cultura Amélio Amorim): 17 de outubro – 14h

Alagoinhas (Centro de Cultura de Alagoinhas): 18 de outubro – 14h

Mutuípe (Casa de Cultura de Mutuípe): 19 de outubro – 09h

Porto Seguro (Centro de Cultura de Porto Seguro): 20 de outubro – 14h

Valença (Centro de Cultura Olívia Barradas): 21 de outubro – 14h

Juazeiro (Centro de Cultura João Gilberto): 22 de outubro – 14h

PAULO GUSTAVO BAHIA

A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi criada como lei emergencial para minimizar os impactos da pandemia da COVID-19 no setor cultural. A LPG foi regulamentada em um grande ato na Concha Acústica do Teatro Castro Alves em Salvador com participação do presidente Lula e da ministra da Cultura Margareth Menezes, em maio de 2023.

A Bahia foi o primeiro estado a apresentar e aprovar o plano de ação junto ao Ministério da Cultura (MinC) e fez uma série de escutas populares, além de cursos de formação, nos 27 territórios de identidade para criar os editais e contemplar as demandas das fazedoras e fazedores da cultura baiana.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo